Cross Channel: o que é, qual a importância e como implementar?

Cross Channel: o que é, qual a importância e como implementar?

Adotar uma comunicação Cross Channel pode ser interessante para aprimorar a relação com os clientes

O que é Cross Channel?

Cross Channel é o nome que damos a um tipo de comunicação que visa estar presente no máximo de canais possíveis para o seu consumidor. Mas é claro que não é só isso! Entenda, com detalhes, o que é Cross Channel.

Esse tipo de comunicação permite que seu negócio esteja presente em múltiplos canais de contato com a clientela. Ou seja, você estará em redes sociais, e-mail, SMS, loja física e muito mais. 

Mas isso não é multichannel? Qual a diferença? Bom, no multichannel estes múltiplos canais funcionam paralelamente. Já no Cross Channel, além dessa pluralidade de opções, os canais também se integram e conversam entre si. Que tal um exemplo para ficar mais fácil?

Neste caso, as comunicações não competem entre si e sim se complementam. É possível que o cliente leia um blogpost sobre o seu produto, receba publicidade via e-mail e em seguida feche negócio com um de seus atendentes pelo telefone. 

Além disso, existe também o omnichannel. No omnichannel, as coisas são um pouquinho mais avançadas, pois além de múltiplos canais que se complementam e se comunicam, existe também a possibilidade do atendimento começar em um canal e terminar em outro.

Mas afinal: qual a melhor alternativa? Bom, isso depende da necessidade do seu negócio. Por isso, saiba que todas as alternativas têm suas vantagens.

Quais as vantagens do Cross Channel?

Se todos os canais têm seus pontos positivos, quais são os do atendimento Cross Channel? Veja a seguir:

Aumento das vendas. 

Se você possibilita que o futuro cliente entre em contato com o seu negócio a partir de alternativas diferentes e complementares, muito possivelmente ele irá fechar negócio com você. Imagine só: o cliente viu seu catálogo online, leu os conteúdos sobre seu produto no blog e finalmente experimentou pessoalmente. Agora é hora de chutar a bola pro gol, certo?

Melhor experiência para o usuário.

Com a variedade de canais integrados, é possível analisar dados de uma maneira mais assertiva e trabalhar para que o usuário seja cada vez mais o foco do seu negócio. Afinal, multichannel, cross channel ou omnichannel, o que importa é servir ao que o seu cliente precisa. E, com uma excelente experiência para o cliente, acontece a fidelização do consumidor – igualmente importante!

Promoção da imagem da empresa!

Imagine só ser uma empresa conhecida por facilitar o atendimento ao cliente e promover múltiplos canais eficientes de comunicação com ele? Isso é possível com uma comunicação Cross Channel.

Como implementar uma comunicação em múltiplos canais?

Agora que você sabe da importância de uma comunicação desta magnitude, é hora de ter em mente: como implementar tal melhoria na sua empresa?

Bom, em primeiro lugar, é preciso montar campanhas de ativação destes canais com base em dados. Conhecer bem o cliente para saber quais canais integrar, quais dispositivos ele costuma usar para acessar seu site, em que horários as buscas são mais populares…

Enfim, tudo isso possibilita uma boa estratégia que faça com que o cliente entre em contato via múltiplos canais. Por isso, monte bem sua campanha, faça ações de marketing e remarketing e saiba como analisar os dados para novas campanhas de sucesso!

Ademais, é fundamental se você possui um local físico integrar a comunicação que é realizada presencialmente, com a que acontece pelo telefone e pelos canais digitais. A pessoa vai perceber que o atendimento tem a mesma qualidade e o mesmo cuidado.

Não sabe como começar? Bom, a New Way pode te dar uma ajudinha caso você queira ser multichannel. Conheça o Mktzap, solução digital da New Way que permite automatizar as interações de até sete canais de comunicação mais populares, como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, SMS, E-mail, WebChat e Instagram.

Entretanto para implementar o Mktzap, é preciso contratar o nosso serviço. Mas antes disso, dá só uma olhadinha na nossa página de planos e veja qual se encaixa mais com a necessidade do seu negócio.

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