Por que utilizar a comunicação integrada é tão importante?
O mercado está em constante evolução. Ou seja, amanhã pode surgir uma nova rede social e mudar toda a forma que nos comunicamos. Por isso, a comunicação integrada é tão importante para as empresas.

O conceito de comunicação integrada é colocar em prática uma estratégia que faz as empresas se destacarem no atendimento ao cliente. E, assim, garantir a satisfação dele.
E, com tantas possibilidades, aplicativos e meios de comunicação, o ideal é existir uma sintonia de mensagens que unifique o relacionamento digital.
Desse modo, para você entender melhor sobre o assunto, vamos te explicar o conceito de comunicação integrada e como ele surgiu.
O que é Comunicação Integrada?
A comunicação integrada é uma estratégia que alinha e integra toda a comunicação da marca. Ou seja, todas as mensagens são uniformes e claras. Portanto, todos os tipos de comunicações feitas têm um único objetivo e o mesmo tom de voz.
Desse modo, é possível reforçar a imagem da marca diante do público. Gerando para seus clientes uma experiência uniforme independente do canal utilizado.
Um exemplo é a criação de uma página de FAQ. Pois ali estão todas as perguntas frequentes e isso otimiza o tempo de atendimento. Mas, na prática, quais são os benefícios da comunicação integrada para as empresas?
Quais os benefícios de ter uma comunicação integrada?
Agora que o conceito já ficou claro e você sabe da importância da comunicação integrada para os clientes, separamos 4 pontos importantes.
São eles:
1 – Maior eficácia e pró-atividade
O primeiro benefício — e o mais impactante — da comunicação integrada, é na compreensão da comunicação. Ou seja, é visível como uma única mensagem é capaz de produzir mais impacto do que diversas mensagens que não se conectam.
Assim, a mensagem é absorvida e compreendida de maneira mais clara e objetiva, independente do canal. Desse modo, a comunicação se torna pró-ativa e a empresa e o cliente ficam mais próximos, gerando engajamento e atenção.
2 – Fortalecimento da Marca
Outro ponto importante dessa comunicação é o fortalecimento da marca. Pois assim fica mais fácil reforçar os valores, propósito e missão da empresa.
Dessa forma, a mensagem única ajuda na fixação da marca na cabeça dos clientes e isso é um ponto importante no fortalecimento da marca. Pois, fazendo isso, sua marca ganha personalidade e sua voz passa a ser reconhecida. Por exemplo, é como ler uma mensagem e pensar automaticamente “Olha só, com certeza, foi a empresa X que falou”.
3 – Economia
Além do fortalecimento da marca, a comunicação integrada ainda ajuda na redução de gastos, pois a diminuição de retrabalhos e estresse são bem menores. Ou seja, é possível utilizar um mesmo material em diferentes mídias, fazendo apenas ajustes e adequações.
Por isso, a economia acontece e sua equipe pode focar em deixar as mensagens mais unificadas e não em produzir novas.
4 – Estratégia que dá certo
Com um planejamento de comunicação integrada, é possível unificar as mensagens de todos os canais e mídias. Tornando o atendimento ao cliente mais eficaz e de qualidade.
Ou seja, sua estratégia de comunicação geral não precisa mudar, o que precisa é alinhar todas as mensagens e tom de voz da sua empresa em um único modelo.
Por isso, um chatbot pode te ajudar! O Mktzap, por exemplo, centraliza em um único painel os atendimentos dos principais canais digitais.
Assim, você pode conectar o WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, Chat e SMS. O diferencial é que é possível responder o cliente com uma mensagem unificada em todos esses canais.
Além disso, com o Mktzap é possível ter um relacionamento mais próximo com o seu cliente e organizar todos os atendimentos da sua empresa!
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