Por que utilizar a comunicação integrada é tão importante? 

Por que utilizar a comunicação integrada é tão importante? 

O mercado está em constante evolução. Ou seja, amanhã pode surgir uma nova rede social e mudar toda a forma que nos comunicamos. Por isso, a comunicação integrada é tão importante para as empresas.

O conceito de comunicação integrada é colocar em prática uma estratégia que faz as empresas se destacarem no atendimento ao cliente. E, assim, garantir a satisfação dele. 

E, com tantas possibilidades, aplicativos e meios de comunicação, o ideal é existir uma sintonia de mensagens que unifique o relacionamento digital. 

Desse modo, para você entender melhor sobre o assunto, vamos te explicar o conceito de comunicação integrada e como ele surgiu. 

O que é Comunicação Integrada?

A comunicação integrada é uma estratégia que alinha e integra toda a comunicação da marca. Ou seja, todas as mensagens são uniformes e claras. Portanto, todos os tipos de comunicações feitas têm um único objetivo e o mesmo tom de voz. 

Desse modo, é possível reforçar a imagem da marca diante do público. Gerando para seus clientes uma experiência uniforme independente do canal utilizado.

Um exemplo é a criação de uma página de FAQ. Pois ali estão todas as perguntas frequentes e isso otimiza o tempo de atendimento. Mas, na prática, quais são os benefícios da comunicação integrada para as empresas?

Quais os benefícios de ter uma comunicação integrada? 

Agora que o conceito já ficou claro e você sabe da importância da comunicação integrada para os clientes, separamos 4 pontos importantes.

São eles:

1 – Maior eficácia e pró-atividade 

O primeiro benefício — e o mais impactante — da comunicação integrada, é na compreensão da comunicação. Ou seja, é visível como uma única mensagem é capaz de produzir mais impacto do que diversas mensagens que não se conectam.

Assim, a mensagem é absorvida e compreendida de maneira mais clara e objetiva, independente do canal. Desse modo, a comunicação se torna pró-ativa e a empresa e o cliente ficam mais próximos, gerando engajamento e atenção. 

2 – Fortalecimento da Marca 

Outro ponto importante dessa comunicação é o fortalecimento da marca. Pois assim fica mais fácil reforçar os valores, propósito e missão da empresa. 

Dessa forma, a mensagem única ajuda na fixação da marca na cabeça dos clientes e isso é um ponto importante no fortalecimento da marca. Pois, fazendo isso, sua marca ganha personalidade e sua voz passa a ser reconhecida. Por exemplo, é como ler uma mensagem e pensar automaticamente “Olha só, com certeza, foi a empresa X que falou”. 

3 – Economia 

Além do fortalecimento da marca, a comunicação integrada ainda ajuda na redução de gastos, pois a diminuição de retrabalhos e estresse são bem menores. Ou seja, é possível utilizar um mesmo material em diferentes mídias, fazendo apenas ajustes e adequações.

Por isso, a economia acontece e sua equipe pode focar em deixar as mensagens mais unificadas e não em produzir novas.

4 – Estratégia que dá certo 

Com um planejamento de comunicação integrada, é possível unificar as mensagens de todos os canais e mídias. Tornando o atendimento ao cliente mais eficaz e de qualidade. 

Ou seja, sua estratégia de comunicação geral não precisa mudar, o que precisa é alinhar todas as mensagens e tom de voz da sua empresa em um único modelo.

Por isso, um chatbot pode te ajudar! O Mktzap, por exemplo, centraliza em um único painel os atendimentos dos principais canais digitais.

Assim, você pode conectar o WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, Chat e SMS. O diferencial é que é possível responder o cliente com uma mensagem unificada em todos esses canais.

Além disso, com o Mktzap é possível ter um relacionamento mais próximo com o seu cliente e organizar todos os atendimentos da sua empresa! 

Quer saber mais sobre o Mktzap? Clique aqui e agende uma demonstração!

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo