Chatbots para e-commerce: entenda por que usá-los
Adotar os chatbots para e-commerce é a decisão mais inteligente para fortalecer a sua loja virtual como um canal de vendas. Saiba por que 73% dos clientes já preferem dialogar por meio de robôs

Esse post é para aquelas empresas que ainda não adotaram os chatbots para seus e-commerces. Com a pandemia e o distanciamento social, houve a confirmação da necessidade do uso dessa tecnologia para dar conta da alta demanda.
Devido ao cenário onde muitos consumidores estão isolados em casa, o atendimento automatizado se tornou a melhor alternativa para interagir com as empresas e ter inúmeras necessidades solucionadas – e que, muitas vezes, vão além do tradicional atendimento ao cliente.
Mas a verdade é que a crise da COVID-19 acelerou uma forte tendência que já vinha sendo notada há bastante tempo no e-commerce.
Por isso, nos próximos parágrafos, listamos bons motivos para:
- o seu negócio abraçar de vez os chatbots;
- melhorar o relacionamento com o cliente;
- não ficar atrás da concorrência no quesito experiência do consumidor.
Leia também: Saiba como os chatbots reduzem gastos no atendimento
Afinal, por que implementar chatbots para e-commerce?
Os chatbots já estão disseminados por inúmeras páginas da internet. Muitos consumidores não só apreciam como ainda passaram a priorizar a interação em tempo real – que virou um pré-requisito para acessar e fazer negócios com alguma loja virtual.
Imagine só quantas dúvidas dos clientes podem ser sanadas no ato da compra. Esta pode ser exatamente a linha que separa a consideração da decisão de compra. A ausência do chatbot pode ser decisiva para que o internauta simplesmente desista da sua página.
Por isso, é importante lembrar que o seu site é, ao mesmo tempo, vendedor e expositor dos produtos disponíveis. Um robô pode ser o braço que faltava para fortalecer o seu principal canal de vendas.
Além disso, não foi à toa que citamos no começo desse post que os chatbots já vão além do atendimento tradicional. Veja só para quais outras funções você pode utilizá-los:
- Solucionando dúvidas;
- Indicando produtos;
- Divulgando promoções;
- Rastreando pedidos;
- Efetuando cadastros.

Os números não mentem
Diversos estudos demonstram que os chatbots representam um movimento irreversível no comércio online. E isto vale para lojas virtuais de diferentes portes e segmentos.
Por exemplo, em 2017, 73% dos clientes já demonstravam preferência por acionar as empresas utilizando chats inteligentes, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm).
Enquanto 54% dos consumidores já haviam experimentado esse tipo de interação virtual em algum momento de sua jornada, de acordo com a PointSource.
Essa demanda crescente só faz aquecer o mercado mundial de chatbots. Segundo o Business Insider Intelligence, o setor deve crescer 30% ao ano entre 2020 e 2026.
Além disso, os gastos do varejo online com bots de atendimento chegarão a US$ 142 bilhões em 2024 – um crescimento médio anual de 400% nos próximos quatro anos. Essa é a previsão da Juniper Research.
Portanto, ficar de fora dessa tendência não é mais uma opção. Mais pelas atuais preferências dos consumidores, cada vez mais conectados, do que pela movimentação da concorrência – embora certamente este também seja um fator importante para o seu negócio.
Desafogue a sua equipe com os chatbots para e-commerce
As vantagens dos chatbots também geram efeito positivo no lado de dentro das empresas. Assim, além da comunicação mais ágil com o consumidor, muitos e-commerces já tiram proveito dos benefícios operacionais da automação em seu dia a dia.
Assim, com os robôs, não é mais necessário ter pessoas se comunicando o tempo todo com os clientes. Mais do que isso: o atendimento digital pode ficar disponível 24 horas por dia.
Dessa forma, os colaboradores podem se dedicar a atividades mais estratégicas, dialogando com os consumidores somente para solucionar casos mais complexos.
Nesse sentido o seu negócio pode ampliar a motivação da equipe. O envolvimento em funções menos operacionais estimula a produtividade e amplia a qualidade de vida.
Vantagens dos chatbots para e-commerce
Para deixar ainda mais claro por que ter um chatbot se tornou fundamental para o seu e-commerce, reforçamos abaixo algumas das maiores vantagens que os negócios passaram a ter com essa adoção.
1. Garantia de um atendimento personalizado e humanizado: além de responder em tempo real, o chatbot entrega conversas personalizadas – que dão aos clientes a sensação de realmente estarem dialogando com uma pessoa.
2. Diminuição do tempo de espera: o tempo de resposta é um dos grandes diferenciais do chatbot nos e-commerces. Pois, além da agilidade, vale reforçar que um robô pode conversar com os clientes 24 horas por dia e sete dias por semana.
3. Aumento de experiências positivas do usuário: a rapidez e a facilidade do atendimento se une a uma base de dados que agrega inteligência aos bots. Assim é possível dar aos clientes a praticidade de solucionar muitas demandas de forma 100% virtual e em um só lugar.
4. Crescimento das vendas: a maior parte dos consumidores já enxerga os chatbots como um canal de vendas. A possibilidade de ter dúvidas solucionadas rapidamente enquanto navegam no e-commerce é um motivo a mais para que os clientes decidam pela compra.
Agora que você compreendeu como os chatbots para e-commerce são fundamentais tanto para os clientes quanto para as empresas, é hora de se aprofundar.
Afim de melhorar seu entendimento sobre isso, te convido a baixar nosso e-book gratuito “Guia definitivo dos chatbots para negócios”. Temos certeza que você encontrará ainda mais informações para se convencer a automatizar seu atendimento.

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