Mktzap: o chatbot para o varejo!

Mktzap: o chatbot para o varejo!

27 outubro 2021

Já pensou como o varejo e chatbots podem trabalhar juntos? E quais são os benefícios ? No artigo de hoje vamos falar sobre como o Mktzap é um chatbot para o varejo.

É importante entender que os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de se relacionar com marcas. Não é mais segredo para ninguém sua preferência por atendimentos que são feitos de forma mais simples, ágeis e personalizados. E é exatamente para se adequar a esse novo perfil de clientes que entra o uso de chatbots!


Apostar em chatbot traz muitos benefícios para o varejo, visto o tamanho do seu público e seus consequentes desafios de comunicação com ele. Por isso, a tendência é que esse nicho invista cada vez mais na ferramenta.


Mas afinal, qual o benefício do chatbot para o varejo? Vamos entender mais sobre como o Mktzap, solução digital da New Way, vai te ajudar.

Mktzap e o chatbot para o varejo: Atendimento 24/7

Uma evidência das mudanças do comportamento do consumidor, a qual já mencionamos,  é a expectativa de atendimento 24 horas todos os dias da semana. Isso é o que chamamos de atendimento 24/7.  

O problema é atender essa demanda dos clientes!  A logística por trás de um atendimento humano que funcione sem interrupções é um tanto complicada, tanto pela quantidade de funcionários necessários, quanto pelas escalas de trabalho. 

Por isso, um benefício do chatbot para o varejo é o uso de chatbots. Com o Mktzap você pode garantir um atendimento qualquer dia ou horário da semana, contemplando até mesmo quem resolver tirar uma dúvida ou fazer uma compra durante a madrugada.

Venda em todos os canais da empresa

O objetivo é conseguir uma relação mais estreita com seus clientes, conseguindo se comunicar por todos os canais online da empresa. Sendo assim, um benefício do chatbot para o varejo que deseja inovar em seu atendimento.

Realize vendas pelo WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, entre outros, de forma automática, sem necessidade de interação humana com nosso chatbot.

Essa tendência tem crescido principalmente no setor de varejo e é outro ponto onde o uso de chatbots pode ajudar. Como o Mktzap você consegue manter o contato com seus clientes em diferentes canais, levando em conta o histórico de conversa já feito anteriormente em outras plataformas.

Em outras palavras: seu consumidor pode iniciar uma conversa no Facebook Messenger e levá-la para o WhatsApp ou para o site da empresa sem perda de dados. A agilidade na recuperação de informações sobre suas dúvidas e pedidos anteriores é um benefício do chatbot para o varejo que tem muitas solicitações diariamente. Dessa forma, é possível otimizar o tempo do cliente, o que aumenta a retenção dele pela sua marca.

Mktzap e o benefício do chatbot para o varejo: Personalização

Outra grande mudança que tem ficado cada vez mais evidente com a transição das marcas para o ambiente online é a demanda por uma maior personalização na hora do relacionamento com empresas. O Mktzap é o benefício do chatbot para o varejo e o melhor aliado nesse sentido, pois facilita a entrega de personalização para o seu cliente. 

O Mktzap coleta e armazena os dados e é possível identificar as necessidades e o perfil do cliente. Além de conseguir reconhecer quais canais de comunicação preferidos por cada cliente e iniciar a conversa por ali.

Controle o desempenho dos seus operadores

Tome atitudes com inteligência, tendo como base as principais métricas de atendimento digital como:

  • TMA: O TMA é um dos principais indicadores de atendimento ao cliente. Ele mede a duração média dos atendimentos realizados pelo call center da empresa. O ideal é que o resultado desse indicador não seja muito grande nem muito curto, pois poderá indicar que o atendimento não está sendo objetivo ou que está sendo realizado de forma incompleta, no geral.
  • TME: O TME é considerado um dos mais críticos indicadores de atendimento ao cliente. Afinal, ele mede quanto tempo os clientes ficam em média aguardando para serem atendidos, independentemente se é uma chamada pelo telefone, e-mail ou chat online.

E assim será possível tomar decisões assertivas baseadas em dados, produtividade e desempenho. 

Acompanhe o nível de satisfação

A satisfação é percebida pelo consumidor quando ele adquire determinado produto ou serviço e pode compará-lo com suas expectativas (ou com produtos e serviços que prometem a mesma sensação).

Se a sensação não o atende, ele estará insatisfeito. Isso consequentemente irá gerar uma experiência ruim quando ele lembrar de sua marca. Portanto, saiba por meio de dados se seus clientes estão satisfeitos com o tipo de atendimento que está sendo oferecido.

Por isso, tornar o atendimento virtual é um ótimo benefício do chatbot para o varejo! Pois facilita a comunicação e transforma o relacionamento com o colaborador. 

Para entender mais sobre a plataforma de relacionamento digital o Mktzap, clique aqui e agende uma demonstração.

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