Chatbot para hotel: conheça 4 benefícios do seu uso
Utilizar o chatbot para hotel no seu atendimento pode impulsionar seu negócio. Conheça algumas vantagens de usar essa ferramenta.
Nos últimos anos, a tecnologia tem se mostrado uma aliada poderosa para os hotéis, proporcionando uma experiência mais ágil e personalizada para os hóspedes. Uma das ferramentas mais promissoras nesse sentido é o chatbot, um software que possibilita o gerenciamento de conversas automatizadas. Confira mais sobre o uso de chatbot para hotéis e as vantagens desse recurso.
O que é um chatbot para hotel?
Antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante conhecer melhor sobre os chatbots e como esse assistente de atendimento funciona no dia a dia. De forma geral, o chatbot é um software utilizado para gerenciar as conversas com os clientes.
Assim, o robô consegue dialogar com as pessoas que entrarem em contato com o hotel, dando todo o suporte necessário. Além disso, ele pode utilizar a inteligência artificial para deixar os contatos e a comunicação com os hóspedes ainda melhor, seguindo tudo o que foi configurado por você e pela sua equipe.
Dessa maneira, as interações são as melhores, mais fluidas e humanizadas, dando muito conforto e uma ótima experiência ao cliente. Assim, todos os hóspedes terão um canal de contato excelente para tirar suas dúvidas e resolver pendências.
Como um chatbot para hotel pode auxiliar no seu dia a dia?
Um chatbot para hotel pode desempenhar diversas funções que otimizam o atendimento e a experiência dos hóspedes. Vejamos algumas formas de uso:
- Reservas e agendamentos automatizados: com o chatbot, os hóspedes podem fazer reservas e agendamentos diretamente pelo WhatsApp. É possível verificar disponibilidade, escolher datas e tipos de acomodação, além de receber informações e detalhes da reserva de forma instantânea;
- Atendimento e suporte em tempo integral: os hóspedes terão atendimento a qualquer hora do dia. Assim, eles podem obter informações, tirar dúvidas, solicitar serviços adicionais e receber respostas rápidas a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial;
- Informações e recomendações personalizadas: quando uma pessoa viaja, ela costuma pesquisar ou pedir recomendações. Assim, o chatbot pode informar os hóspedes sobre o seu funcionamento, além de oferecer uma consultoria sobre a região, recomendações de restaurantes e atrações turísticas próximas ao seu estabelecimento. Além disso, é possível personalizar as mensagens de acordo com as preferências e necessidades individuais dos hóspedes.
- Automatização de processos: tarefas e procedimentos como check-in e check-out, solicitação de serviços de quarto, reserva de mesas em restaurantes, entre outros. Isso proporciona mais agilidade e conveniência para os hóspedes, reduzindo filas e liberando a equipe para tarefas mais complexas e estratégicas.
4 Vantagens de ter chatbot para hotel
Agora que entendemos como um chatbot pode auxiliar um hotel, confira as principais vantagens dessa tecnologia.
- Melhora na experiência do cliente: essa é, sem dúvidas, a principal vantagem, já que o chatbot proporciona um atendimento rápido, preciso e personalizado. Isso contribui para uma experiência positiva, aumentando a satisfação e a fidelidade dos hóspedes;
- Redução de custos operacionais: ao automatizar tarefas e fornecer um atendimento automatizado, você pode manter um time mais enxuto e especializado, o que reduz custos, mas garante um atendimento de alto nível;
- Disponibilidade 24/7: você pode oferecer atendimento ao cliente em tempo integral, sem restrições de horário. Isso é especialmente importante se você recebe hóspedes internacionais ou que precisam de suporte fora do horário comercial. A disponibilidade constante do chatbot melhora a imagem do hotel e aumenta a confiança dos hóspedes.
- Agilidade e eficiência: é possível responder às perguntas dos hóspedes de forma imediata, sem atrasos ou espera, agilizando processos e garantindo que eles recebam as informações e assistência necessárias de forma rápida. Além disso, o chatbot pode lidar simultaneamente com várias solicitações, sem perder a qualidade do atendimento.
O chatbot para hotel e a nova lei do SAC
A nova Lei do Sac (Decreto 11.034/22) determina algumas modificações para o dia a dia do atendimento das empresas. É preciso estar disponível 24h em pelo menos um canal de atendimento, atender com velocidade e de forma multicanal, coisas que o chatbot consegue resolver.
Dessa forma, fazer uma boa configuração do seu bot vai, além de melhorar o seu atendimento e oferecer uma ótima experiência aos hóspedes, já que ele contribui para que você esteja de acordo com a nova legislação.
Para facilitar ainda mais o processo de implementação do chatbot no seu hotel, você pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!
Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way
A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.
Aproveite todos os benefícios de usar o chatbot para hotel e faça com que a hospedagem dos clientes seja a melhor possível. Entre em contato agora com os nossos especialistas, solicite sua cotação e se surpreenda com nossos preços, compatíveis com o mercado, mas com planos muito mais robustos.
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