Chatbot para gerar leads: como utilizar?
O marketing e a tecnologia caminham sempre juntos, inclusive para atrair novos clientes. Você sabe como usar o chatbot para gerar leads?
Que o uso dos chatbots cresce consideravelmente todos os anos não é novidade. De acordo com a Research And Markets, o setor faturou $17,17 bilhões em 2020. Além disso, a tendência é atingir $102,29 bilhões até 2026, se o ritmo de crescimento se manter.
Por isso, é essencial entender como utilizá-los de acordo com a necessidade do seu negócio. Afinal, toda empresa precisa se adequar às evoluções do mercado.
Sendo assim, o chatbot para gerar leads pode ser uma alternativa de uso em meio a tantas. Apenas para conceituar, leads são todos os potenciais clientes interessados em adquirir o seu produto ou serviço.
Por isso, quanto mais você automatizar esse processo, mais pessoas você poderá atender.
O que é chatbot?
Você provavelmente já se deparou com um chatbot. Isso porque, assim como mostramos no início, é uma tecnologia que cresce cada vez mais.
Um exemplo clássico é o auto atendimento de bancos. Ou seja: os chatbots são softwares que gerenciam conversas entre “robôs” e humanos.
Dessa forma, são adaptáveis para diferentes objetivos. Isto é, fazer uma triagem do atendimento, agendar consultas, realizar a comunicação interna, entre outras infinitas maneiras.
Por que utilizar chatbot para gerar leads?
Um dos principais objetivos do Inbound Marketing é gerar leads. Sendo assim, os conteúdos são desenvolvidos para atrair oportunidades de negócio através da mídia online.
Ou seja, ao criar estratégias para levar esses conteúdos ao público correto, existem grandes chances de conseguir uma venda.
Por isso, as empresas devem garantir a esse cliente em potencial uma experiência satisfatória de contato. Além disso, todas as informações desse cliente são importantes para personalizar o atendimento.
Em resumo, os chatbots são importantes já que:
- Estão disponíveis 24/7;
- Oferecem respostas imediatas;
- Não deixam o cliente sem atendimento;
- Garantem respostas objetivas.
Como utilizar chatbot para gerar leads?
Coleta de informações
Para gerar leads qualificados, é preciso coletar o maior número de informações possíveis. Dessa forma, é possível entender se esse lead realmente é uma oportunidade ou se não possui intenção de compra.
Por isso, os chatbots são configurados para enviar uma série de perguntas e obter respostas rápidas. Sendo assim, quando o contato chegar na equipe comercial, o foco da conversa é dedicado apenas a questões mais complexas.
Por exemplo, o nosso chatbot:
Perguntas frequentes
Ainda a fim de agilizar o trabalho da equipe comercial, é possível criar uma FAQ (perguntas e respostas mais frequentes).
Para isso, faça um estudo das principais dúvidas de seus clientes e aplique-as no chatbot. Lembre-se de manter atenção nesse item para adicionar novas perguntas sempre que surgirem.
Ofereça conteúdos
Para que a eficácia do chatbot seja ainda maior, é possível utilizá-lo junto a Inteligência Artificial (IA).
Dessa forma, dependendo das respostas de cada cliente, é possível “desenhar” um caminho que deve ser seguido para enviar conteúdos relevantes a cada um deles.
Por exemplo, assim que o lead responder o segmento da empresa, enviar materiais próprios dessa área.
Configuração correta
Ao oferecer contato com o chatbot, é importante confirmar e verificar a sua configuração.
Caso não funcione da forma correta e não responda às dúvidas, é provável que você perca a oportunidade de venda. Afinal, nada pior do que estar interessado em um produto mas não conseguir comprar.
Por isso, esteja atento a softwares que possuem uma equipe especializada para a construção dos bots.
Conheça a New Way
A New Way é a empresa responsável pelo MKTZAP, plataforma de atendimento pioneira no Brasil.
Com ele, é possível centralizar os principais canais digitais em um único painel, utilizar chatbots, extrair relatórios e muito mais!
Para os chatbots, podemos desenvolver projetos específicos para a sua empresa! Converse com um de nossos consultores e saiba mais.
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