O que não pode faltar em um bom atendimento ao cliente?

O que não pode faltar em um bom atendimento ao cliente?

26 February 2021

É provável que você já saiba que apenas ser bem educado não garante um bom atendimento ao cliente. Sendo assim, trouxemos 5 fatores que irão destacar a sua empresa nesse quesito.

Nos últimos anos, as empresas passaram a olhar com mais atenção no que se refere a experiência dos consumidores da sua marca. Sendo assim, o bom atendimento ao cliente é um dos principais pilares que sustentam essa relação.

Por isso, hoje não é mais um diferencial. Garantir a satisfação do cliente é praticamente uma exigência que as empresas devem seguir. De acordo com a PwC, 89% dos brasileiros apontam a experiência como um fator importante em suas decisões de compra.

Afinal, nada pior do que nos depararmos com um atendimento ruim quando queremos fazer uma compra. Não é mesmo? 

Esse tipo de comportamento influencia negativamente na jornada de compra. E, além de perder o cliente, ele tende a ser um detrator da sua marca. Ou seja, é provável que divulgue a péssima experiência que teve aos amigos e familiares.

Mas não é isso que a sua empresa quer, certo? Por isso, nesse artigo vamos falar sobre pontos que não podem faltar, de forma alguma, em um bom atendimento ao cliente.

Boa leitura!

Confira:

Cliente satisfeito? Confira 6 livros imperdíveis para o Customer Success da sua empresa

Todo bom atendimento ao cliente deve ter

Planejamento

O planejamento é a primeira etapa para o sucesso de qualquer processo. Por isso, é essencial que você faça um plano de ação.

Ou seja: primeiro, identifique quais são os pontos fortes e fracos do atendimento da sua empresa. Entender quais são as principais etapas que geram reclamação é fundamental para desenvolver estratégias eficazes.

Caso contrário, é provável que a sua empresa dê apenas mais um tiro no escuro e não consiga evoluir nesse quesito.

Conheça o público

A linguagem utilizada na comunicação com o cliente deve ser adequada ao perfil do seu público. Por isso, não tente utilizar palavras técnicas se esse não é o objetivo dos seus consumidores. Ou vice-versa.

Provavelmente você já se deparou com textos complexos e com palavras difíceis e, ao terminar de ler, não entendeu nada do que estava escrito. Por isso, seja sempre conciso e direto, saiba o que e como entregar seus conteúdos.

Quando falamos na mesma “língua”, podemos garantir que a comunicação é efetiva e chega de forma correta aos interessados.

Implementação de softwares

Quando falamos em bom atendimento ao cliente, organização e gestão são etapas fundamentais.

Por isso, uma alternativa que pode auxiliar são as plataformas de atendimento. Isso porque é possível centralizar todas as interações de clientes em um único painel. 

Além disso, algumas plataformas oferecem o uso de chatbots. Com essa tecnologia, é possível otimizar o tempo dos atendimentos.

Conheça mais sobre essa funcionalidade:

assistentes virtuais

Treinamento de equipe

Assim como falamos no início, apenas ser bem educado não garante a satisfação do cliente. Ou seja, é importante ter em mente que os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Portanto, disponibilize treinamentos para a sua equipe para garantir a qualificação profissional dos colaboradores.

Pesquisas de satisfação

Ao implementar cada uma das etapas, pergunte aos clientes a opinião deles sobre a qualidade do seu atendimento. Saiba ouvir para identificar quais pontos podem ser melhorados ainda mais.

Além disso, pergunte também sobre a qualidade do seu produto/serviço. É essencial que o consumidor sinta confiança com a marca que escolheu comprar.

Recomendamos a leitura:

Como fazer pesquisa de satisfação do cliente: saiba como desenvolver uma para seu negócio

Agora está na hora de colocar em prática as dicas acima para garantir o bom atendimento ao cliente. Por isso, deixamos um e-book com outras diversas formas para encantá-lo. Confira!

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