Black Friday: o que é e quando cai no Brasil

Black Friday: o que é e quando cai no Brasil

Com a proximidade da Black Friday, muitas empresas já iniciaram seu planejamento para aproveitar ao máximo essa data, que é uma das mais importantes do varejo brasileiro. Por isso, chegou a hora de você se preparar para vender muito. Confira agora o que é a Black Friday e quando essa data cai no Brasil.

Faltam cerca de três meses para uma das datas mais importantes do varejo. Saiba mais sobre o que é a Black Friday e quando cai no Brasil.

O que é a Black Friday e quando cai no Brasil.

A Black Friday é um evento comercial muito aguardado em todo o mundo, marcado por descontos e promoções em uma variedade de produtos e serviços. Essa data surgiu nos Estados Unidos e ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, ou seja, dia 24 de novembro de 2023, após o feriado de Ação de Graças. 

Além de marcar o início da temporada de compras natalinas, a Black Friday tornou-se sinônimo de grandes oportunidades de economia para os consumidores ávidos por descontos.

Aqui no Brasil, esse evento não para de crescer. Segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) sobre 2022, as vendas no varejo cresceram 6,9% na Black Friday em comparação com a mesma data no ano anterior. Outro dado importante é que o e-commerce registrou uma alta ainda mais expressiva, atingindo 21,1%, enquanto o faturamento no universo físico subiu 5,4%. 

Esses números evidenciam a força da Black Friday no Brasil, que se consolida como um período importante para as empresas impulsionarem suas vendas e alcançarem resultados expressivos. Por isso, é muito importante conhecer mais sobre a data e, principalmente, sobre o comportamento desses consumidores.

Perfil do Consumidor na Black Friday

De uma forma geral, o perfil dos consumidores durante a Black Friday é bastante diversificado. Porém, há algumas características muito marcantes. Afinal,praticamente todos estão em busca de ofertas e promoções tentadoras.

Além disso, muitos preferem fazer suas compras online, evitando aglomerações físicas e buscando praticidade. Outro ponto a se destacar é que o uso das redes sociais e aplicativos de mensagens para procurar e compartilhar ofertas é uma tendência crescente nesse contexto, permitindo que as pessoas fiquem por dentro das melhores promoções com rapidez e facilidade.

4 dicas para vender mais na Black Friday

Depois de conhecer mais sobre a data e, principalmente, sobre o perfil e comportamento dos consumidores, confira essas dicas que vão ajudar muito a sua empresa a aproveitar ao máximo essa data.

  • Organização e planejamento: uma preparação cuidadosa é fundamental para o sucesso da Black Friday. As empresas devem antecipar a demanda, definir quais produtos ou serviços serão oferecidos com desconto e como essas promoções serão divulgadas. Um planejamento sólido e com bastante antecedência assegura que a sua empresa esteja pronta para lidar com o aumento do tráfego e das vendas;
  • Atendimento com agilidade: durante a Black Friday, o atendimento ao cliente torna-se crucial. A agilidade na resposta a dúvidas, problemas ou solicitações é fundamental para manter os consumidores satisfeitos e converter as vendas. O uso de chatbots é uma estratégia inteligente, pois essas ferramentas podem fornecer respostas instantâneas e precisas, mesmo em meio a um grande volume de interações;
  • Multicanalidade: a Black Friday é uma excelente oportunidade para explorar a multicanalidade. Isso envolve disponibilizar promoções e informações não apenas em um único canal, mas em vários. Além do website da empresa, considere utilizar redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails para alcançar um público diversificado e engajar os clientes em diferentes plataformas;
  • Promoções verdadeiras: a transparência é fundamental para construir a confiança do cliente. No início da Black Friday no Brasil, muitas empresas foram multadas por oferecer promoções ou descontos falsos. Assim, muitos consumidores estão atentos a preços inflacionados antes da Black Friday, para que possam distinguir entre ofertas reais e falsas. Oferecer descontos significativos em produtos ou serviços de qualidade é a maneira mais eficaz de atrair e reter clientes.

Uma das formas de seguir essas dicas é contar com a ajuda de ferramentas de automação, como os chatbots para Black Friday. Afinal, ao utilizar os bots, você pode se comunicar de forma organizada, ágil e por meio de vários canais. Para isso, basta contar com uma parceira que oferece todas essas facilidades. Conheça mais sobre a New Way e o Mktzap!

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A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.

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