Boas práticas para fazer um excelente atendimento nas redes sociais

Boas práticas para fazer um excelente atendimento nas redes sociais

Realizar um bom atendimento nas redes sociais vai além de responder de forma rápida e correta. Confira 4 dicas para melhorar o relacionamento com clientes.

A ampliação do uso da internet nos últimos 20 anos foi fundamental para as marcas desenvolverem seus negócios e estabelecerem contato com seus clientes.

Desse modo, com o avanço da tecnologia é difícil encontrar alguém que nunca tenha usado as redes sociais para entrar em contato com uma marca. Seja para tirar uma dúvida na hora da compra ou sobre os produtos oferecidos.

Por isso, é muito importante oferecer um excelente atendimento nas redes sociais. Pois, você não quer perder clientes por demora no tempo de reposta ou falta de informação, não é mesmo?!

Pensando nisso, separamos 4 dicas com boas práticas para você melhorar o atendimento da sua empresa nas redes sociais.

Boa leitura.

4 dicas práticas para melhorar o atendimento nas redes sociais

     1. Use estratégias multichannel para atendimento nas redes sociais 

Uma das principais dicas é desenvolver estratégias multichannel. Pois assim, você melhora a experiência dos usuários independentemente do canal de contato.

Desse modo, pode ser em uma abordagem presencial na loja, um e-mail ou chatbot. É fundamental que o cliente não perceba diferenças na linguagem e comunicação.

Assim, para erros por parte da sua equipe, crie um manual de comunicação e treine sua equipe.

     2. Preocupe-se com a humanização e personalização do atendimento

Para oferecer um atendimento humanizado e personalizado, o recomendado é que a equipe de atendimento mantenha padrões nas conversas.

Por isso, é importante ter uma manual de comunicação e deixar bem claro que o contato com o cliente não deve ser frio e desumanizado.

Ou seja, o cliente deve ser o centro da sua comunicação. 

     3. Crie indicadores de desempenho de atendimento

Os KPI (Key Performance Indicador) ou indicadores-chave de desempenho, são uma forma de acompanhar o atendimento da sua empresa.

Por isso, traçar metas e objetivos é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade nas redes sociais, acompanhar a evolução da equipe e prever o que precisa melhorar.

Desse modo, vale lembrar que: os KPIs devem ir além do tempo e da quantidade para as respostas, eles também devem focar na qualidade do atendimento e resolução do problema do cliente.

     4. Faça uso de chatbots no atendimento nas redes sociais 

Os chatbots são uma opção para as empresas organizar seus contatos e atender um alto volume de mensagens das redes socias, por exemplo.

Além disso, eles ajudam a melhorar a qualidade dos atendimentos.

Pois, os assistentes virtuais simulam diálogos humanos, oferecem um atendimento personalizado e são capazes de solucionar as principais e mais frequentes dúvidas dos clientes. 

Assim, é possível oferecer um atendimento ágil nos principais canais em qualquer hora do dia. E, as dúvidas mais comuns não precisarão ser repassadas à equipe de atendentes humanos.

Um bom exemplo de marca que utiliza chatbots, sem abrir mão da humanização, é o Magazine Luiza, tendo a Lu como assistente virtual. 

Portanto, ao implementar essas boas práticas para o atendimento nas redes sociais, é possível aumentar a satisfação dos clientes, otimizar a gestão da equipe de marketing e melhorar o faturamento da empresa. 

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