Descubra a importância do atendimento digital para empresas de cobrança
A inadimplência

é parte da realidade do país, portanto, é fundamental que as formas de cobrança acompanhem o comportamento do consumidor que está cada vez mais online. Já pensou em implementar atendimento digital no setor de cobrança?
Segundo o IBGE, mais de 94% dos brasileiros já utilizam a internet para trocar mensagens de texto e voz. Ou seja, é preciso que as estratégias de cobrança adotem o atendimento digital para esse perfil de público.
Para o consumidor inadimplente, negociar uma dívida é a solução de um problema. Por isso, é preciso valorizar sua experiência.
Nesse contexto, caso sua empresa ainda tenha medo de aderir à cobrança digital, temos um dado para te mostrar: segundo o Serasa Experian, 48,8% dos inadimplentes afirmam já ter negociado dívidas através de canais digitais.
Deu para perceber que a demanda para o atendimento digital existe, né?
Por isso, listamos alguns benefícios dos canais digitais em empresas de cobrança para que implemente quanto antes em seu negócio.
A importância do atendimento digital para empresas de cobrança
Falar de dinheiro ainda é um grande tabu para muitos brasileiros. Quando a questão é uma é dívida, a conversa é ainda mais delicada.
Por conta disso, existe uma visão de que empresas de cobrança incomodam devedores com insistentes ligações em busca de negociação.
Mas, se você trabalha com cobrança, saiba que o telefone pode não ser mais o principal canal com sua base de clientes.
Atualmente, com a popularização dos canais digitais, muitos consumidores já estão familiarizados com a negociação online. Muitos até mesmo preferem o digital em vez de ligações.
Quer entender melhor os motivos? Confira alguns benefícios a seguir.
O atendimento digital funciona 24 horas, 7 dias por semana
Uma das grandes dificuldades das empresas de cobrança é localizar o cliente por telefone no horário comercial.
Além disso, mais do que encontrar o cliente através do número fornecido, é preciso que esteja disponível para ouvir propostas.
Ou seja, o desencontro é grande, já que grande parte das pessoas trabalha e não consegue atender o celular durante o dia.
Por isso, a negociação através de canais digitais pode ser uma ótima alternativa.
Dessa forma, o cliente escolhe o melhor momento para solicitar o atendimento. Além de poder avaliar as opções de negociação com calma e não perder oportunidades de pagamento de sua dívida.
É possível integrar canais de maneira mais efetiva
Sabe quando duas pessoas acionam o mesmo cliente para tratar sobre o mesmo assunto? Isso com certeza pode ser evitado ao integrar as informações de todos os canais em uma única base de dados.
Assim, sua empresa evita que seus funcionários tenham retrabalho.
Inclusive, esse conceito de integração de canais é o que chamamos de atendimento omnichannel, uma tendência muito forte entre empresas que lidam com esse tipo de relacionamento com o cliente.
Nesse contexto, sabia que 72% dos consumidores espera que os atendentes conheçam seu histórico de interações com a empresa?
Inclusive, para saber mais sobre essa tendência, indicamos esta leitura:
A produtividade pode ser maior
Sabemos que o atendimento humano é fundamental e que pode até mesmo ser um dos diferenciais de sua empresa.
Porém, existem casos em que o contato humano pode ser menos produtivo do que o atendimento digital — tanto para sua empresa, quanto para o seu cliente.
Um desses casos é o de pessoas que solicitam atendimento apenas para emitir 2ª via de boletos de acordos. Com uma trilha de autoatendimento, por exemplo, o cliente poderia solicitar sua segunda via em um chatbot.
Com poucos cliques o usuário resolve a sua demanda, sem precisar aguardar atendimento em linha telefônica. Além disso, com trilhas bem configuradas pode ser que seu cliente nem perceba que não está realmente conversando com um humano.
Sem contar que, enquanto um humano atende uma única pessoa por vez, um chatbot poderia atender inúmeros clientes. Em datas com picos de atendimento, isso pode ser fundamental para atingir metas.
Os resultados também podem ser melhores
Muitas pessoas deixam de negociar dívidas pela vergonha de falar sobre, sabia?
Para muitos, conversar ao telefone sobre uma dívida pode ser bem desconfortável, o que faz com que evitem lidar com a negociação.
Já nos canais digitais essa questão é quase que resolvida por completo, afinal, não é necessário lidar com o contato humano.
Dessa forma, o atendimento digital atinge os clientes que evitam o atendimento por telefone e conquistam o sucesso. Consequentemente, aumentando os resultados também.
Outro benefício é que, nos canais digitais, o cliente também pode atualizar sempre suas informações de cadastro. Isso faz com que sua base fique mais limpa e traga melhores resultados em ações futuras.
Além disso, também não podemos deixar de falar no custo, né? Investir em canais digitais é bem mais barato do que em canais tradicionais. É menos impacto e mais benefício para o seu negócio!
Como implementar atendimento digital?
Para ter o atendimento digital em sua empresa de cobrança, primeiro, é necessário contar com uma boa tecnologia.
Afinal, na cobrança existe um grande volume de dados sigilosos. Por isso, seu cliente precisa sentir confiança.
Busque por empresas que sejam referência e ofereçam o suporte necessário para que seus canais digitais operem com máxima qualidade.
Por isso, queremos que conheça o MKTZAP, uma plataforma de atendimento completa. Com ele, sua empresa automatiza rotinas e explora ao máximo canais poderosos como o WhatsApp.
Ainda não sabe por onde começar? Que tal bater um papo pra gente tirar suas dúvidas? Entre em contato com a gente!
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