Estratégia de atendimento ao cliente com o Telegram: por que utilizar?

Estratégia de atendimento ao cliente com o Telegram: por que utilizar?

O Telegram vem ganhando cada vez mais espaço nos smartphones. Você já sabe como a sua empresa pode utilizá-lo como estratégia de atendimento ao cliente?

Apesar do WhatsApp ainda ser o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, o rival Telegram está ameaçando a hegemonia. Muito se deve às recentes alterações das políticas de uso do mensageiro verdinho.

Desde que foram anunciadas, em janeiro de 2021, o Telegram bateu recorde de usuários. São 500 milhões ativos mensalmente. Também foi o app mais baixado neste mês na Apple Store e na Play Store com 63 milhões de instalações.

Além disso, de acordo com a Opinion Box, é o quarto aplicativo mais utilizado pelos usuários para se comunicar com marcas.

Fonte: Opinion Box/Mobile Time

Somam-se a todos esses números as vantagens das empresas serem multicanais. Ou seja, marcar presença em diferentes canais digitais para garantir a efetividade da comunicação.

Sendo assim, você já pode perceber o quão importante é adotar o Telegram como estratégia de atendimento ao cliente.

Mas você sabe quais são as vantagens de utilizá-lo? Vamos mostrar quais são as suas principais funcionalidades.

Boa leitura!

O que é o Telegram?

Caso você ainda não conheça, o Telegram é um aplicativo russo lançado em 2013 e desenvolvido por Pavel Durov.

Assim com o WhatsApp, o seu intuito é permitir uma troca de mensagens instantâneas entre os usuários. Sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Fonte: Reprodução

Funcionalidades do Telegram como estratégia de atendimento ao cliente

Privacidade do usuário

Apesar de não ser bem uma funcionalidade, é importante ressaltar que o Telegram possibilita criar uma conta apenas com o nome do usuário. Ou seja, não é necessário divulgar o número do telefone como é comum no WhatsApp.

Dessa forma, é possível criar estratégias de comunicação amplas para milhares de pessoas sem expor o contato.

Grupos e canais

Uma das maiores dificuldades na gestão de grupos do WhatsApp se deve ao limite de pessoas e a privação dos conteúdos.

Por isso, no Telegram existem duas alternativas: grupos com capacidade de até 200.000 membros com funcionalidades parecidas. Ou então os canais que permitem transmitir mensagens para quantidade ilimitada de inscritos.

Nesses casos, basta criar o link e compartilhar com o seu público. Grandes empresas, assim como é o caso do Submarino, começaram a utilizar essa estratégia para divulgar promoções.

Fundado no início do ano, o canal já conta com quase 6 mil leitores de suas mensagens com dicas, cupons de desconto e ofertas exclusivas.

Hashtags e mensagens fixadas

Tanto nos grupos quanto nos canais, as mensagens podem ser fixadas no topo da conversa. Dessa forma, mensagens importantes como o acesso ao sistema da empresa podem ser inseridas ali para facilitar a busca.

Não só isso como também existem as hashtags (#) que funcionam da mesma forma como no Twitter e no Instagram. Isto é, pode-se buscar por conteúdos específicos ao clicar na tag.

Armazenamento na nuvem

Às vezes é difícil termos controle sobre a quantidade de memória em nossos celulares. Afinal, temos inúmeros aplicativos que são essenciais no dia a dia.

Pensando nisso, as mensagens do Telegram são armazenadas na nuvem. Ou seja, economiza memória e ainda permite que você acesse as conversas em vários dispositivos.

Além disso, garante que você não perca nenhuma mensagem caso esqueça de fazer o backup e troque de celular, por exemplo.

Envio de arquivos

O envio de fotos, vídeos e arquivos no geral é essencial para muitas empresas. Sendo assim, para facilitar essa troca, o Telegram permite o envio de arquivos com até 2 GB cada.

Em comparação, o WhatsApp limita o tamanho dos documentos a 10 MB.

Atendimento multicanal

Assim como falamos no início do texto, o atendimento multicanal é essencial para a satisfação dos consumidores.

Sendo assim, crie uma estratégia de atendimento ao cliente que permita a sua empresa estar no Telegram e WhatsApp. E também em canais como o Facebook, E-mail, e inúmeros outros. Quanto mais canais de atendimento você oferecer, melhor para o seu cliente.

Para isso, existem plataformas de atendimento que permitem a centralização das mensagens de cada um dos canais. Ou seja, facilitando e agilizando as interações entre marcas e clientes.

Por essa razão, convido você a conhecer o MKTZAP, a plataforma de atendimento pioneira no Brasil. Assista ao vídeo abaixo. E, caso tenha interesse, converse com nossos consultores para agendar uma demonstração!