Estratégia de atendimento ao cliente com o Telegram: por que utilizar?
O Telegram vem ganhando cada vez mais espaço nos smartphones. Você já sabe como a sua empresa pode utilizá-lo como estratégia de atendimento ao cliente?
Apesar do WhatsApp ainda ser o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, o rival Telegram está ameaçando a hegemonia. Muito se deve às recentes alterações das políticas de uso do mensageiro verdinho.
Desde que foram anunciadas, em janeiro de 2021, o Telegram bateu recorde de usuários. São 500 milhões ativos mensalmente. Também foi o app mais baixado neste mês na Apple Store e na Play Store com 63 milhões de instalações.
Além disso, de acordo com a Opinion Box, é o quarto aplicativo mais utilizado pelos usuários para se comunicar com marcas.
Somam-se a todos esses números as vantagens das empresas serem multicanais. Ou seja, marcar presença em diferentes canais digitais para garantir a efetividade da comunicação.
Sendo assim, você já pode perceber o quão importante é adotar o Telegram como estratégia de atendimento ao cliente.
Mas você sabe quais são as vantagens de utilizá-lo? Vamos mostrar quais são as suas principais funcionalidades.
Boa leitura!
O que é o Telegram?
Caso você ainda não conheça, o Telegram é um aplicativo russo lançado em 2013 e desenvolvido por Pavel Durov.
Assim com o WhatsApp, o seu intuito é permitir uma troca de mensagens instantâneas entre os usuários. Sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
Funcionalidades do Telegram como estratégia de atendimento ao cliente
Privacidade do usuário
Apesar de não ser bem uma funcionalidade, é importante ressaltar que o Telegram possibilita criar uma conta apenas com o nome do usuário. Ou seja, não é necessário divulgar o número do telefone como é comum no WhatsApp.
Dessa forma, é possível criar estratégias de comunicação amplas para milhares de pessoas sem expor o contato.
Grupos e canais
Uma das maiores dificuldades na gestão de grupos do WhatsApp se deve ao limite de pessoas e a privação dos conteúdos.
Por isso, no Telegram existem duas alternativas: grupos com capacidade de até 200.000 membros com funcionalidades parecidas. Ou então os canais que permitem transmitir mensagens para quantidade ilimitada de inscritos.
Nesses casos, basta criar o link e compartilhar com o seu público. Grandes empresas, assim como é o caso do Submarino, começaram a utilizar essa estratégia para divulgar promoções.
Fundado no início do ano, o canal já conta com quase 6 mil leitores de suas mensagens com dicas, cupons de desconto e ofertas exclusivas.
Hashtags e mensagens fixadas
Tanto nos grupos quanto nos canais, as mensagens podem ser fixadas no topo da conversa. Dessa forma, mensagens importantes como o acesso ao sistema da empresa podem ser inseridas ali para facilitar a busca.
Não só isso como também existem as hashtags (#) que funcionam da mesma forma como no Twitter e no Instagram. Isto é, pode-se buscar por conteúdos específicos ao clicar na tag.
Armazenamento na nuvem
Às vezes é difícil termos controle sobre a quantidade de memória em nossos celulares. Afinal, temos inúmeros aplicativos que são essenciais no dia a dia.
Pensando nisso, as mensagens do Telegram são armazenadas na nuvem. Ou seja, economiza memória e ainda permite que você acesse as conversas em vários dispositivos.
Além disso, garante que você não perca nenhuma mensagem caso esqueça de fazer o backup e troque de celular, por exemplo.
Envio de arquivos
O envio de fotos, vídeos e arquivos no geral é essencial para muitas empresas. Sendo assim, para facilitar essa troca, o Telegram permite o envio de arquivos com até 2 GB cada.
Em comparação, o WhatsApp limita o tamanho dos documentos a 10 MB.
Atendimento multicanal
Assim como falamos no início do texto, o atendimento multicanal é essencial para a satisfação dos consumidores.
Sendo assim, crie uma estratégia de atendimento ao cliente que permita a sua empresa estar no Telegram e WhatsApp. E também em canais como o Facebook, E-mail, e inúmeros outros. Quanto mais canais de atendimento você oferecer, melhor para o seu cliente.
Para isso, existem plataformas de atendimento que permitem a centralização das mensagens de cada um dos canais. Ou seja, facilitando e agilizando as interações entre marcas e clientes.
Por essa razão, convido você a conhecer o MKTZAP, a plataforma de atendimento pioneira no Brasil. Assista ao vídeo abaixo. E, caso tenha interesse, converse com nossos consultores para agendar um bate-papo com a gente