SEO negativo: saiba o que é essa estratégia e como ela pode prejudicar o seu site

SEO negativo: saiba o que é essa estratégia e como ela pode prejudicar o seu site

O SEO é uma estratégia de marketing utilizada na internet para melhorar a visibilidade de determinado domínio perante os motores de busca.

Esse método serve para que o site seja evidenciado nos servidores de pesquisa, por meio do uso de palavras-chave, títulos interessantes nos textos, links internos e externos, entre outros.

O SEO negativo, por sua vez, é uma ação contrária ao SEO. Enquanto o segundo trabalha para alavancar o site, o primeiro é feito para derrubar outro domínio nas páginas de resultado.

O que é o SEO Negativo?

A prática do SEO está ligada a produção de conteúdo para sites e blogs e é  feita por meio de um conjunto de ações desleais realizadas com o intuito de prejudicar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca como Google, Bing ou Yahoo, por exemplo.

Normalmente, ele é feito para derrubar páginas que chegaram ao topo de maneira limpa. Os responsáveis pelos ataques são empresas ou páginas concorrentes que contratam os serviços de hackers para atacar esses sites e implantar alguns recursos que vão contra as diretrizes dos motores de busca. 

Alguns desses recursos são:

  • Cópia de conteúdos da página para serem publicados em outros sites e vice versa; 
  • Envio de links com spam/vírus que apontam para o site atacado;
  • Inclusão de palavras-chave que não tem conexão com o tema dos conteúdos;
  • Entre outros. 

Exemplo de SEO negativo 

Imagine que você é o proprietário de uma empresa de dedetização cujo site está entre as primeiras posições quando a palavra-chave procurada é “preço dedetização ratos”. 

Pode parecer pouca coisa, mas em tempos onde as pessoas fazem buscas na internet antes de contratar um serviços, assumir tal posição no Google é um grande trunfo. 

De olho nisso, uma empresa concorrente contratou um hacker para invadir o seu site e aplicar o SEO negativo. Ele copia o conteúdo sobre o assunto e distribui por toda a internet. 

Após isso, o Google identificou o seu conteúdo como duplicado e o penalizou. Assim, seu site despencou no ranking de conteúdos sobre dedetização de ratos e ficou entre as últimas empresas de dedetização no buscador. 

Tudo isso fez com que as visitas ao seu site diminuíssem, o que comprometeu a prospecção de novos clientes e, assim, o seu negócio. 

Como você pode se proteger contra esses ataques?

A partir do cenário descrito acima já deu para perceber que cuidar da segurança do seu site na internet deve fazer parte do seu trabalho. Sendo assim, fique atento às seguintes medidas:

Fique atento à vírus e malwares

É muito incômodo quando acessamos um site e damos de cara com uma infinidade de vírus. Não é mesmo?

Por isso, tenha sempre certeza que o seu site é um lugar seguro para os internautas. Observe constantemente a presença de programas maliciosos e os delete imediatamente. 

Lembre-se sempre que se o seu site for a fonte deles e enviá-los para os usuários você será punido e perderá a boa reputação que construiu. 

Crie um arquivo para rejeição de links

Fique sempre atento aos seus backlinks. Se eles estiverem produzindo conteúdos ruins ou links desqualificados, tente retirá-los para não prejudicar a sua reputação. 

Caso isso não seja possível, rejeite-os. Isso pode ser feito a seguinte forma: 

Se você é dono de um escritório de projetos de engenharia cujo site sofre com esse problema, avise ao Google. 

Faça o download da lista de backlinks feitos pelo seu site. Depois, crie um arquivo com essa relação de links a serem rejeitados e a envie ao buscador para avisar que não os aceita propositalmente. 

Confira a velocidade de carregamento do site 

A corrupção na velocidade do site também ocorre quando o SEO negativo é apresentado. Isso porque parte do bom posicionamento vem da experiência que o usuário teve na sua página. 

Se ele não conseguir navegar rapidamente, não ficará por muito tempo no site, o que sinaliza ao Google que o seu domínio não entrega uma boa experiência e não deve ocupar as primeiras posições.

Por isso, observe a velocidade do seu site para saber se ela não foi comprometida por possíveis ataques. 

Verifique sempre os conteúdos que são publicados 

Como já dito anteriormente, conteúdos repetidos são passíveis de punições no Google. Por isso, fique atento para que você não esteja veiculando materiais já publicados de forma incorreta. 

Por exemplo, se você é dono de um site automotivo e vai falar sobre cabine de pintura pressão positiva você pode até postar um texto já publicado, no entanto, ele deve vir acompanhado dos devidos créditos. 

Caso isso não seja feito, os robôs do Google entendem que há algo errado e podem excluir o seu link sobre o assunto dos resultados de busca. 

Fique atento às menções feitas ao seu site 

Nas redes sociais e sites parceiros sempre são feitas menções sobre o produto comercializado, seja ele físico ou intelectual. Deste modo, elas se tornam grandes armas para fazer ataques ao seu site. 

Tudo funciona da seguinte forma:

Vamos supor que você é dono de uma imobiliária. Com o objetivo de manchar a imagem da sua empresa, um hacker criou vários perfis falsos para falar mal dos seus serviços, sejam eles de venda, consórcio para apartamento ou atendimento no geral. 

Tais comentários podem acabar com sua reputação por meio de mensagens mentirosas. Basicamente, os internautas verão os comentários e não vão confiar em você para fechar negócio, escolhendo outras empresas. 

Cuidado para não sabotar o próprio site

Você deve estar se perguntando se isso é possível. E a resposta é sim! Mas fique tranquilo, iremos te mostrar como você pode evitar se prejudicar. 

  • Não crie links para sites que já foram penalizados pelo Google;
  • Sirva o mesmo conteúdo para os usuários e para os robôs que farão a varredura do seu site periodicamente;
  • Não use palavras-chave escondidas no código fonte;
  • Não publique uma quantidade excessiva de postagens de divulgação;
  • E, principalmente: não compre links. Eles não costumam ter uma boa credibilidade para os mecanismos.

Esteja atento e cuide de seu negócio 

Como podemos ver, o SEO Negativo pode acarretar até na expulsão de seu site em rankings de buscas, acabando assim com a sua visibilidade diante do mundo digital. 

Para que isso não venha acontecer, siga as dicas citadas acima e continue estudando mais a fundo para descobrir outras formas de se proteger.

Conteúdo produzido por Business Connection

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