Marketing Flywheel x Funil de Vendas: qual o melhor para reter seus clientes?

Marketing Flywheel x Funil de Vendas: qual o melhor para reter seus clientes?

18 outubro 2021

A evolução da publicidade é contínua! Tanto que o funil de vendas está abrindo espaço para o marketing flywheel, uma nova modalidade de fidelização de clientes.

Essas novas estratégias são aplicadas em acordo com as necessidades da empresa. Isto é determinado na divulgação da marca, dos produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor. 

O que difere dos modelos propostos para a captação e fidelização de leads, potenciais clientes e demais agentes que fazem parte da jornada de compra é o formato dentro do setor comercial de cada empreendimento.

No formato de funil de vendas, é possível detectar 3 etapas distintas, sendo o topo, onde estão todos os interessados no produto. O segundo nível exige um trabalho mais aprofundado, afinal aqui os produtos já estão sendo pesquisados.

A terceira etapa é o fundo do funil. Nesta etapa, o objetivo é concluir a venda. Dessa forma, partindo para um último passo que é o pós-venda, onde entra o encantamento.

Marketing flywheel: como funciona?

No marketing flywheel a disposição de leads é uma espiral. Assim girando de forma contínua conforme a necessidade de atenção por parte da empresa ou do setor de vendas com os clientes. Isso os mantém nutridos a todo instante. 

No mundo dos negócios, isso pode ser estabelecido como um processo em círculo que gera leads. Dessa forma, os clientes fidelizados fazem parte do processo quando se trata de novas oportunidades de comercialização.

Estratégias visam melhorias de atendimento

Quando uma empresa prepara uma campanha de Marketing, ela precisa identificar diversos fatores para que atinja o público-alvo de maneira correta.

O objetivo deve ser atrair o máximo de consumidores que realmente estão interessados nos produtos e serviços disponíveis. No funil de vendas isso ainda exige acompanhamento do setor de vendas de acordo com as etapas estabelecidas desde o princípio.

O modelo de marketing flywheel está repleto de análises. Isso permeia continuamente os processos de venda conforme a aplicação de etapas distintas e causam impacto nos consumidores. Como exemplo, podemos citar:

  • Atendimento pós-vendas;
  • Disponibilidade de estoque;
  • Ferramentas de divulgação;
  • Vendas anteriores.

Aliás, entre o funil de vendas e o flywheel marketing, a proximidade está apenas no encantamento final. Dessa maneira, os clientes podem indicar as marcas e os produtos para outros leads, nas entendidas como estratégias “complementares”.

A ideia principal é melhorar o processo de atendimento, para que a fidelização seja contínua e permeia a marca enquanto os clientes estão em torno. Isso promove certa vantagem ao flywheel.

Etapas aplicadas em ato contínuo

Tanto o funil de vendas quanto o marketing flywheel fazem parte da estratégia de Inbound Marketing, colocando em prática as 4 etapas definidas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Vendas;
  • Encantamento.

A captação de leads no modelo de funil de vendas pode partir de diversas ferramentas digitais. Como e-mail marketing, landing pages e inscrição em lojas virtuais e marketplaces. 

Em perspectiva ao flywheel, a estratégia de inbound marketing também funciona, seguindo as mesmas etapas, porém a captação é contínua e crescente. Isso mantém a presença dos leads, promovendo novas oportunidades de negócios dentro da realidade instalada.

Desenvolvimento de plataformas digitais de reforço

A captação de leads e a fidelização de clientes ocorre a partir da experiência do usuário, levando em consideração a mudança de hábito por parte dos consumidores, e do próprio mercado de oferta de produtos e serviços.

O setor de e-commerce se apropria de maneira devida tanto do funil de vendas quanto do flywheel. Desde que o Marketing de Conteúdo da marca seja trabalhado de forma plena dentro das plataformas digitais expostas. 

Vale reforçar que as estratégias podem ser aplicadas tanto no comércio B2B (Business To Business), quanto no B2C (Business To Consumer). 

A relação entre fornecedor e ponto de venda é contínua, dependendo da situação, enquanto o cliente pode ter outros estabelecimentos à escolha.

Ferramentas digitais incluem redes sociais

Dessa forma, o trabalho desenvolvido dentro da campanha de divulgação pode incluir diferentes ferramentas digitais. Assim reforçando o marketing flywheel por meio do Twitter Ads e outras redes sociais disponíveis na internet.

Por isso é importante fazer uma pesquisa inicial para atender o público-alvo da maneira certa, como dito desde o começo, e acertá-los de maneira categórica. Uma forma de fazer isso é destacando os benefícios reais e aplicações de um produto/serviço, para que o cliente não se sinta enganado. 

Consideração final sobre marketing flywheel

As empresas que trabalham com vendas em um ciclo prolongado devem aplicar a estratégia de flywheel marketing, com a insistência constante no serviço ao consumidor, ou Customer Service. Tudo vai depender da realidade da empresa, dos serviços prestados e dos produtos oferecidos de maneira contínua. 

Não é preciso descartar o processo do funil de vendas, pois eles ainda possuem validade quanto à captação de clientes. A partir da fidelização, pode ser implementado o novo modelo de marketing flywheel de maneira orgânica.

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!