Inteligência comercial: coleta e análise de dados como ferramenta para fechar negócio
Abraçar a inteligência comercial é buscar processos mais eficientes para a empresa. Com eficiência, é fácil trabalhar melhor e produzir mais – inclusive trazendo melhores resultados. Um dos principais pilares da inteligência comercial é a inteligência analítica, que é responsável pela coleta, armazenamento e análise de dados.

Aliás, já tem um tempo que as principais empresas ao redor do mundo começaram a usar dados para embasar estratégias e tomadas de decisão.
A equação é simples: você coleta e analisa dados, melhora a sua leitura da realidade, aprimora processos e passa a tomar suas decisões com base em informações reais – tornando-as, assim, mais focadas em traçar um padrão assertivo para fechar negócio.
A todo esse conjunto de ações chamamos inteligência comercial.
Entenda a inteligência comercial e saiba como os dados ajudam a fechar negócio
1. O que é Inteligência comercial?
É uma célula estruturada nas principais empresas que comercializam produtos ou serviços de alto valor agregado – mas poderia ser adotada por todas as empresas que querem trabalhar melhor e vender mais. Neste contexto, ela pode ser:
- uma trilha de atividades;
- um processo estratégico;
- um setor independente.
Caso seja um setor independente, torna-se um pilar de sustentação para Marketing e Vendas. É ele quem garante que esses setores terão o direcionamento estratégicos ao executar suas tarefas.
Caso esteja atrelada a outro setor, ela pode estar alocada entre as atribuições dos time de Marketing, de Vendas ou Inteligência de mercado. No melhor dos cenários, será a ponte que integra os 3.
Sua principal missão é usar dados para nortear as ações comerciais para que sejam efetivas e, assim, fechar negócios de maneira mais fácil, rápida e eficiente.
2. Então, coleta e análise de dados é inteligência comercial?
É uma parte significativa dela. Coleta, análise e armazenamento de dados são tarefas orientadas pela inteligência analítica, que é um dos principais pilares da inteligência comercial.
Com base em dados e insights estratégicos extraídos deles é que a Inteligência comercial vai determinar o plano de atuação das equipes de Vendas e Marketing: o foco é aumentar a eficiência e, com isso, fechar mais negócios.
A partir do momento em que o objetivo é aumentar a eficiência no setor de vendas, alguns processos comerciais podem ser reformulados e ferramentas que facilitem o trabalho com dados podem ser adotadas.
É, com muita frequência, o que acontece: alguns formatos de planilhas já foram substituídos por sistemas comerciais, os quais abrigam enormes bancos de dados, fazem cruzamento, preparam relatórios – e, com isso, acabam otimizando o gerenciamento de processos, dados, informações e oportunidades.
Tudo isso facilita (e muito!) o trabalho da inteligência comercial com análise de dados para fechar mais negócios. Isso porque, ao originar uma base de dados, a adoção de sistemas praticamente obriga a empresa a implementar uma cultura 100% orientada a dados, além de automatizar a resolução de uma série de problemas. Quais são eles?
3. Problemas que são resolvidos pela inteligência comercial
- O processo gera poucas oportunidades reais de negócio.
- O time de vendas tem muito lead, mas pouco fechamento.
- O trabalho de prospecção toma muito o tempo dos vendedores.
- As abordagens de venda não são assertivas.
- A empresa não consegue reter clientes e tem alto índice de churn.
- A empresa depende de indicação para manter as portas abertas.
- Os vendedores estão desmotivados.
A lista de problemas que podem ser resolvidos pela inteligência comercial é enorme e ela só cresce. A cada dia, novas soluções são criadas para reforçar o trabalho de quem quer atuar com foco em eficiência e assertividade.
Você precisa descobrir quais deles têm mais aderência à realidade da sua empresa e são mais eficientes na resolução dos problemas enfrentados pelo seu time.
“Quero vender mais”: por onde começar a implementar a inteligência comercial na sua empresa?
Em primeiro lugar, elabore processos atrelados à inteligência analítica. Além de automatizar tarefas, a extração de insights estratégicos vai se tornar uma constante para o time que quer trabalhar com foco em eficiência.
Em segundo lugar, abrace a análise de dados na sua empresa e comece a embasar suas decisões nos dados. Só eles garantem uma visão isenta e fidedigna da realidade e apontam o melhor rumo a tomar.
É dessa forma que trabalho da inteligência comercial terá subsídios para ser realizado.
A automação de processos é o melhor investimento que você pode fazer nesse sentido, cabendo fazer uma análise de qual é o seu problema e buscar a solução mais adequada para ele.
Se você tem muito lead e pouca venda, quer qualificar melhor os leads: entre em contato com a Exact Sales para receber um diagnóstico gratuito dos seus processos comerciais.
——————————————————————————————————————–
Este post foi escrito pela equipe da Exact Sales, a maior empresa de Sales Engagement da América Latina. Para conhecer nossas soluções para processos de venda, acesse nosso site.