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Chatbot para WhatsApp em escritórios de advocacia: por que você não pode ficar sem

11 de janeiro de 2021

Já pensou em utilizar chatbot para WhatsApp em seu escritório de advocacia? Entenda como essa tecnologia pode otimizar o atendimento. 

Chatbot para WhatsApp em escritórios de advocacia? Sim, você não leu errado. 

A área de advocacia é vista, por muitas vezes, como um segmento extremamente tradicional de atuação. 

Ainda que seja um segmento que lida com demandas muito sérias, nada impede que os escritórios usem a tecnologia para oferecer um bom atendimento. 

Isso porque, a advocacia é uma das áreas que mais lida com pessoas em sua atuação.

Portanto, a comunicação e o bom atendimento ao cliente são fundamentais para o sucesso de um escritório. Além dos bons serviços prestados pelos(as) advogados(as), é claro. 

Sabemos que nem sempre é possível cuidar de todas as áreas, principalmente em escritórios menores. Por isso, é fundamental contar com tecnologias que otimizem a experiência para o cliente e, ao mesmo tempo, a rotina do(as) advogados(as).  

Pensando nisso, listamos 4 vantagens de utilizar o chatbot para WhatsApp em seu escritório de advocacia. Confira a seguir e boa leitura! 

O que é chatbot para WhatsApp? 

Antes de falarmos sobre os motivos de usar essa tecnologia na advocacia, vamos falar um pouco sobre seu funcionamento. 

O WhatsApp é hoje uma das principais ferramentas de comunicação interpessoal do mundo, somando mais de 2 bilhões de usuários. 

Dessa forma, o aplicativo, que ganhou fama como uma ferramenta de comunicação pessoal, passou a ser bastante utilizado por empresas também. 

Com toda essa representatividade, a ferramenta atraiu muitos olhares de empresas que desenvolveram tecnologias para impulsionar o uso do WhatsApp, com foco na aplicação profissional. O chatbot é uma delas. 

Se você ainda não possui familiaridade com esse conceito, saiba que chatbot nada mais é do que uma tecnologia capaz de simular um diálogo humano. 

Leia também:

O que é Chatbot? Entenda de vez o conceito e como funciona

Sendo assim, um chatbot para WhatsApp simula um diálogo humano na interação pelo WhatsApp. 

Na prática, o cliente que interagir com um chatbot para WhatsApp terá a sensação de ser respondido por um humano. 

Vamos falar um pouco sobre as vantagens disso, a seguir. 

chatbots para negócios

Quais as vantagens do chatbot para WhatsApp em escritórios de advocacia? 

Em muitos escritórios, os(as) advogados(as) desempenham vários papéis além do foco central em advogar. 

Isso porque, um escritório de advocacia é uma empresa, e como qualquer negócio demanda todas as tarefas administrativas conhecidas. 

Em meio a isso, um dos fatores fundamentais e que, muitas vezes, acaba ficando de lado por conta da demanda, é o atendimento ao cliente. 

Atender clientes na advocacia envolve atender os clientes com casos em andamento, e também os interessados, ou seja, os leads. 

Nesse ínterim, o chatbot para WhatsApp é uma alternativa para promover maior agilidade, melhorando a experiência dos clientes com o atendimento. 

Vamos falar, a seguir, das principais vantagens em maiores detalhes. 

Atendimento 24 horas

Sabemos que a rotina de um(a) advogado(a) não permite responder ao público a todo momento. 

Ainda assim, responder com rapidez é fundamental, principalmente quando se tratar de conquistar novos clientes. 

Nesse contexto, essa é a primeira grande vantagem do chatbot para WhatsApp: atendimento 24 horas. 

Utilizando um chatbot, seu escritório de advocacia pode disponibilizar um número de WhatsApp para atendimento.

Mais do que responder imediatamente, a grande vantagem é que o bot poderá responder a todo momento: 24 horas, 7 dias por semana. 

Dessa forma, um possível cliente que entrar em contato com seu escritório fora do horário comercial não ficará sem retorno. 

É possível configurar uma resposta automática dizendo que sua equipe entrará em contato o mais breve possível e ainda indicar a leitura de um artigo em seu blog, por exemplo. Faz toda diferença, né? 

Leia também:

Tipos de Chatbots: Descubra o melhor para seu negócio

Respostas automatizadas

Acabamos de ver um exemplo de resposta automática, no tópico acima, e essa é uma das principais vantagens no uso de chatbots para a advocacia. 

Com essa tecnologia, é possível prever respostas automáticas de acordo com os assuntos mais questionados pelos clientes. Assim, não é preciso que um humano responda repetidamente às mesmas perguntas. 

Sendo assim, além do uso para clientes, as respostas automáticas também são fundamentais para a qualificação de leads. Ou seja, para conhecer o perfil das pessoas interessadas nos serviços de seu escritório.

Vamos ver como isso funciona, a seguir. 

Qualificação de leads

Falar em leads parece um termo apenas do mercado digital, né? Mas, não é! 

Os conhecimentos sobre funil de vendas podem ser aplicados para negócios de qualquer área, e na advocacia isso não é diferente. 

Portanto, qualificar os leads é entender o perfil do potencial cliente que está entrando em contato com você – qual a demanda de trabalho, o perfil do cliente, suas necessidades, etc. 

Com o chatbot para WhatsApp, a primeira etapa da qualificação pode ser feita de forma automática. Assim que um possível cliente entrar em contato por esse canal, seu escritório pode ter uma trilha de respostas configuradas para a qualificação. 

É possível solicitar informações de qualificação como, por exemplo: 

  • Nome da pessoa
  • Qual área de seu escritório está interessada (caso atenda mais de uma área do direito)
  • Breve descrição do caso

Assim, antes de receber um cliente para uma primeira conversa, você já tem informações sobre o perfil do caso e tudo mais. 

Controle de histórico dos atendimentos

Com muitos casos em andamento, pode ficar difícil acompanhar todas as informações de conversas com clientes ou leads. 

Sendo assim, com uma ferramenta de atendimento digital especializada, fica muito mais fácil acompanhar todas as interações e consultar históricos caso seja necessário. 

Agora que você conheceu essas 4 vantagens sobre o uso de chatbots para WhatsApp, que tal implementar em seu escritório?

Por isso, para ver como é fácil, indicamos que conheça mais sobre os chatbots:

Chatbots para negócios: 4 passos para construir o seu

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