Chatbot para imobiliária: quais as vantagens e como criar

Chatbot para imobiliária: quais as vantagens e como criar

Conheça todos os benefícios de criar um chatbot para imobiliária e melhore ainda mais o seu atendimento ao cliente.

O mercado imobiliário é um dos setores mais fortes da economia brasileira. Em 2021, o setor registrou um aumento de 13% nas vendas de unidades novas, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a expectativa é crescer mais em 2022. Dessa forma, serão mais clientes e a sua empresa precisa estar pronta para atendê-los. Por isso, saiba como criar um chatbot para imobiliária pode melhorar o seu atendimento.

Afinal, o que é um chatbot?

Antes de entender mais sobre o uso de chatbot para imobiliária e todas as suas vantagens, é importante saber o que é um chatbot. De forma geral, ele é um software usado para gerenciar as conversas com pessoas. Dessa maneira, o robô, quando bem ajustado, consegue usar a inteligência artificial para dialogar de forma fluida e humanizada.

O chatbot consegue interagir de forma mais assertiva com rapidez e objetividade. Sendo assim, independente do canal que a empresa utiliza, são criadas conversas bem estruturadas para solucionar as dúvidas do cliente, além de oferecer os produtos, realizar cadastros e até auxiliar em um agendamento de visita ao empreendimento.

Muito bom, não é mesmo? Agora, vamos ver como isso pode ser aplicado ao dia a dia de uma imobiliária.

O uso de chatbot para imobiliária

Se antigamente para comprar uma casa, o cliente precisava procurar os imóveis na página de classificados do jornal, hoje, as tecnologias mudaram o setor. São anúncios na internet, visitas virtuais e, claro, os chatbots e conversas por WhatsApp e demais aplicativos de mensagens. Confira como usar o chatbot no setor.

Segmentação de clientes com chatbot para imobiliária

Um dos usos mais comuns é para segmentar os clientes. Assim, é possível se comunicar de forma assertiva com cada comprador e apresentar as melhores ofertas de acordo com as necessidades. Além disso, o bot pode ajudar com o envio de informações sobre os imóveis.

Com a segmentação, os erros de abordagem são menores, uma vez que quem ainda estiver se decidindo terá o contato certo, e com a decisão tomada, receberá as informações corretas para finalizar a compra.

Pesquisa de produtos

O bot pode ser um assistente para encontrar imóveis. Ele consegue ajudar ao filtrar por bairro, cômodos, área de lazer, entre outros. Dessa maneira, é possível melhorar a experiência do cliente, ao oferecer um excelente serviço de buscas.

Agendamento de visitas

Um dos objetivos de quem trabalha no mercado imobiliário é levar o cliente até o stand de vendas. Com o chatbot, você pode agilizar essa etapa de forma fácil e sem precisar deslocar alguém da equipe de atendimento.

É possível disponibilizar uma agenda para que o próprio cliente decida o melhor dia de conhecer sua futura casa, dando mais autonomia ao comprador. Mais uma vez, oferecendo uma ótima experiência.

Simulações de financiamento

Muitos clientes buscam fazer um financiamento e o bot consegue ajudá-los. É possível configurar o robô para que o comprador possa fazer simulações e ver condições, juros, parcelas, tudo de acordo com o perfil dele.

5 vantagens de usar o chatbot para imobiliária

No tópico anterior, você viu algumas possibilidades de aplicações do chatbot no setor. Confira agora os principais benefícios dessa tecnologia no dia a dia de trabalho.

Qualidade do atendimento

Sem dúvidas, o uso do chatbot melhora o seu atendimento. Afinal, o cliente consegue falar “full time” e a sua equipe conversa de forma rápida, evitando filas e gerindo todos os contatos com muita precisão. 

Ademais, a velocidade e a qualidade do contato com o cliente são essenciais para o sucesso no mercado imobiliário. Isso evita desistências e garante que a sua empresa venda mais imóveis.

Redução de custos

Outra ótima vantagem é a redução de custos. Em um momento de lançamento, por exemplo, a procura pelo imóvel é enorme. Se você tivesse que montar uma equipe para atender a todos, os gastos seriam grandes, sem contar que teria fila de espera.

Com o chatbot, você tem o número ideal de atendentes, já que o próprio software consegue fazer a triagem inicial e um atendimento básico, resolvendo as questões mais simples relacionadas aos imóveis.

Otimização das atividades

Como o chatbot consegue fazer os atendimentos mais simples, a sua equipe de vendas pode focar naqueles clientes já na fase final de decisão. Dessa maneira, o time atua de forma otimizada e assertiva, aumentando as suas taxas de conversão.

Redução na perda de clientes

Como o atendimento com chatbot é de 24h por dia e 7 dias por semana, os clientes não vão esperar para serem atendidos e, consequentemente, não desistirão do contato. Nessa primeira etapa, o comprador pode tirar suas dúvidas até que um atendente entre para seguir com a conversa.

Sem tempo de espera

É uma unanimidade: ninguém gosta de esperar. Por isso, o chatbot evita as filas e os clientes não ficam aguardando a sua vez para serem atendidos, já que eles podem responder de forma imediata quantas pessoas forem necessárias, de forma humanizada e fluida.

Como criar um chatbot?

Um chatbot pode funcionar de duas formas: com conversas pré-programadas e automatizadas com mensagens bem definidas ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial. No primeiro caso, os diálogos seguem os fluxos pré-determinados.

Agora, com o uso da Inteligência Artificial, o bot vai se aperfeiçoando a partir dos atendimentos anteriores. Ele consegue orientar os clientes por meio de conversas fluidas, assertivas e rápidas.

Desse modo, com todas as opções, você pode criar o chatbot do jeito que for mais prático. Para facilitar o seu trabalho, pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap para a sua imobiliária. Ele é uma solução digital que permite integrar, em um mesmo painel, diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Com esta solução de relacionamento digital com chatbot é possível unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, o que deixa o trabalho da sua equipe mais tranquilo e fácil. Dessa maneira, é possível notar agilidade no processo de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Além disso, o Mktzap é ideal para imobiliárias de todos os portes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Não deixe seus clientes esperando, aproveite essa oportunidade de chatbot para imobiliárias e melhore o atendimento para ajudar as pessoas a conquistarem a sua casa. Entre em contato com um de nossos consultores e agende já sua demonstração.

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