Por que investir em automação para WhatsApp em empresas de transporte e logística

Por que investir em automação para WhatsApp em empresas de transporte e logística

A automação para WhatsApp chega cada vez mais em

diferentes segmentos do mercado. Já que o aplicativo é um dos mais utilizados pelos brasileiros! Mas você sabe como usar em empresas de transporte e logística?

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots de 2020, 101 mil novos chatbots entraram no mercado. Crescimento significativo se comparado com o ano anterior em que totalizou 60 mil novos bots.

Além disso, é possível o uso da Inteligência Artificial para aprimorar ainda mais os processos da empresa.

Um dos segmentos que mais necessitam hoje do uso da tecnologia é o de transporte e logística.  Isso porque, com as compras pela internet, é imprescindível que o consumidor tenha informações sobre o seu pedido. Por exemplo, sobre a localização do produto comprado.

Sendo assim, investir em automação para WhatsApp é fundamental para quem atua nesse mercado.

Para te ajudar a entender melhor, trouxemos neste artigo alguns pontos importantes:

  1. Por que investir em automação para WhatsApp em empresas de transporte e logística?
  2. O que são chatbots?
  3. Como usar o chatbot nesse segmento?
  4. Dicas para criar um chatbot

Por que investir em automação para WhatsApp em empresas de transporte e logística?

As empresas de transporte e logística precisam que todas as estratégias estejam bem definidas e alinhadas para que funcione perfeitamente.

Por isso, é importante adotar sistemas que ajudem e facilitem o andamento dos processos.

Com a automação para WhatsApp, é possível otimizar o tempo de interação entre os clientes e a empresa

Além disso, oferece disponibilidade de atendimento 24×7. Sem necessidade de intervenção humana.

Para que a gestão seja ainda mais completa, uma opção é implantar uma plataforma de atendimento. A partir dela é possível fazer integrações com outros sistemas (CRMs e ERPs). Além de centralizar todos os canais de atendimento, etc.

Não só isso, como também relatórios e dashboards completos sobre a operação. Desde a quantidade de atendimentos até o tempo total de cada um deles.

Resultando em tomadas de decisões assertivas baseadas em dados concretos para melhorar ainda mais os processos.

O que são chatbots?

Se você ainda não sabe o que é e como usar um chatbot, aqui vai uma rápida explicação.

Chatbots são softwares que gerenciam conversas entre robôs e humanos. Ou seja, simulando um diálogo como se fossem duas pessoas conversando.

Por ser automatizado, garante maior rapidez nos atendimentos para responder dúvidas ou resolver problemas.

E para que você aprofunde seus conhecimentos nessa tecnologia, recomendamos a leitura:

Tipos de chatbots: descubra o melhor para o seu negócio.

Como usar chatbots nesse segmento?

Há diversas formas de utilizar a automação para WhatsApp. Por isso, vamos trazer alguns exemplos:

1 – Informações sobre a entrega

Quem nunca fez uma compra pela internet e ficou de 5 em 5 minutos atualizando o site da transportadora?

Para evitar esse sentimento, é possível automatizar as atualizações da entrega. Isto é, o cliente fica sabendo instantaneamente sobre o status da sua compra.

2 – Perguntas frequentes

Geralmente, os operadores perdem horas respondendo as mesmas perguntas todos os dias. Por isso, é possível criar uma FAQ com as dúvidas frequentes. Disponibilizando, assim, mais tempo aos operadores realizarem atividades mais estratégicas.

3 – Informações para os motoristas

Outro ponto que pode otimizar o tempo das operações, é a automação de informações para os motoristas.

Ou seja, comunicados gerais que são importantes para os funcionários. Além disso, é possível também enviar notícias. Já que, geralmente, eles passam a maior parte do tempo dirigindo. E não conseguem se atualizar sobre os acontecimentos.

4 – Monitoramento das frotas

Assim como o rastreamento dos produtos, é possível aplicar também para monitorar as frotas.

Ou seja, enviar aos motoristas, por exemplo, perguntas sobre as cidades em que realizarão entregas. Se há necessidade de manutenção ou se houve um imprevisto. 

Dicas para criar um chatbot

O primeiro passo para realizar a automação para WhatsApp, é ter uma estratégia alinhada.

Entenda quais serão os fluxos de conversa e estipule datas de implantação. Logo após, estude as plataformas de atendimento viáveis para o seu negócio. Desde os valores até as funcionalidades que você precisa.

É importante, também, conhecer a linguagem adequada para o seu público. Isto é, saber exatamente a forma de se comunicar. Para que, assim, as pessoas entendam o seu posicionamento.

Uma forma de colocar isso em prática é através das assistente virtual. Você pode conferir isso com o nosso exemplo:

A Mika é a assistente virtual da New Way! Ela é responsável pelo suporte aos nossos clientes e também pela área de Marketing.

A imagem e a linguagem foram desenvolvidas após estudos sobre o nosso público-alvo. Dessa forma, conseguimos garantir que a mensagem enviada pela Mika alcance nossos clientes.

Tenha sempre em mente estratégias que irão oferecer uma melhor experiência aos clientes e aos funcionários.

Agora que você já sabe a importância da automação para WhatsApp em empresas de transporte e logística, confira o nosso e-book. Assim, você irá entender mais sobre o tema e conhecer tudo sobre o universo dos chatbots.

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