Atendimento via WhatsApp API: quando adotar?
Você sabe dizer o melhor momento para adotar o atendimento via WhatsApp API? Uma das vantagens é a integração com os sistemas que o seu negócio já utiliza, além de potencializar o uso do app com chatbots. Saiba mais sobre essa versão.

Já compartilhamos aqui no blog da New Way muitas dicas valiosas sobre atendimento via WhatsApp API. Afinal, você provavelmente já conhece as vantagens de usar o app como um canal de relacionamento com o cliente.
Mas, se essa estratégia já está nos planos do seu negócio, a questão já não é mais o que fazer e nem como colocá-la em prática. Mas quando.
Para a maioria das empresas, não importa o porte ou o segmento de atuação, adotar o WhatsApp API como canal de atendimento pode ser mesmo só uma questão de tempo.
Assim, diante de tantas vantagens – e de seus 2 bilhões de usuários ativos por mês no mundo todo – incorporar o app na sua rotina de atendimento é praticamente obrigatório.
Mas quando será o melhor momento para implementar o WhatsApp API na sua empresa? Que sinais o seu negócio pode dar para mostrar que agora é a hora de migrar para essa versão?
Confira nos próximos parágrafos alguns indicativos de que o app pode ser a ferramenta que falta para impulsionar os seus canais de atendimento.
Leia também: chatbot para WhatsApp: você já está usando?
Relembrando: o que é mesmo o WhatsApp API?
A API do WhatsApp conta com todos os recursos do WhatsApp Business, como a criação de respostas rápidas e a inserção da descrição do seu negócio. Ela permite, inclusive, responder mensagens dos clientes de forma gratuita em até 24 horas.
Só que, além disso, a API pode ser integrada com os sistemas legados das empresas – como um software de CRM, por exemplo – e ainda permite utilizar chatbots ou assistentes virtuais inteligentes dentro do WhatsApp.
Essa integração permite que vários operadores atendam diversos clientes ao mesmo tempo, além de viabilizar que as mensagens trocadas possam ser armazenadas. Com isso, é possível manter o histórico de atendimento.
A API, portanto, é um ótimo recurso lançado em 2018 que não só permite automatizar os contatos como ainda explora todo o potencial do WhatsApp para melhorar a experiência do cliente e a sua jornada de compra.

Qual é o melhor momento para adotar o WhatsApp API?
Talvez a resposta mais objetiva sobre o timing correto para adotar o WhatsApp API seja agora. Não há tempo a perder quando o objetivo é dialogar com os clientes justamente pelo canal que eles mais utilizam no dia a dia.
Contudo, mais do que o momento, é importante prestar atenção nos sinais do seu negócio – desde os hábitos dos clientes até os resultados que podem ser conquistados.
Se a sua empresa é de médio ou grande porte, a API do WhatsApp é uma solução sob medida. Para aderir, basta verificar a sua utilidade no dia a dia dos seus clientes. Afinal, para qualquer companhia, o mais importante é ter serviços moldados de acordo com as demandas do seu público-alvo.
Mas e se o seu negócio for de pequeno porte? Embora o WhatsApp Business já seja voltado para esse segmento, ele não tem as mesmas funcionalidades do API.
Mesmo sendo uma PME, você pode ir além de atender clientes de forma simultânea, ser identificado como uma conta comercial ou criar mensagens pré-definidas. Aproveite as vantagens do WhatsApp API para integrá-lo com os sistemas que você já utiliza, além de associar o app a um chatbot.
No entanto, independentemente do porte da sua empresa, a adoção de um sistema de atendimento completo via WhatsApp sempre será um ótimo recurso se o objetivo é fidelizar o público-alvo ou garantir mais vendas no médio e no longo prazo.
O que é preciso para começar a usar o atendimento via WhatsApp API?
Qualquer empresa interessada em adotar o API precisa solicitar a aprovação do WhatsApp. Tudo para garantir que marcas e clientes aproveitem melhor os seus benefícios.
O processo completo envolve diferentes passos, desde a criação da conta e a ativação do número no WhatsApp API até a sua verificação.
Para a criação de contas oficiais, a empresa também confiou essa função para alguns provedores oficiais. Dessa forma, é possível ter uma conta de negócios no WhatsApp acionando diretamente o app ou entrando em contato com esses provedores credenciados.
Cumpridas as etapas acima e uma vez liberado o uso do WhatsApp API, vale ter em mente um ponto muito importante: existem normas que precisam ser cumpridas, evitando o risco de banimento da sua conta.
Você pode saber mais acessando as políticas internas do próprio aplicativo.
Vale o alerta. Mas tenha a certeza de que vale ainda mais seguir todas as regras de uso, diante de tantas vantagens que o API proporciona ao impulsionar o relacionamento com os seus clientes.
Assim, se você que começar a realizar seu atendimento via WhatsApp We, nós aqui na New Way contamos com um time de especialistas que pode te ajudar nessa transição. Não perca mais tempo e aproveite agora!
Recommended reading
Chatbot para WhatsApp: você já está usando?
A adoção de chatbot para WhatsApp está conquistando cada vez mais adeptos por ser uma ferramenta que agiliza o atendimento digital. Mas você sabe como ele funciona e como criar um? Confira nossas dicas para começar a usar agora.