Atendimento automatizado no varejo: descubra as vantagens
Entenda como o atendimento automatizado no varejo pode revolucionar o relacionamento com os clientes!
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Não é novidade que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. E está presente em 99% dos smartphones do país.
Por isso, a nossa forma de consumo foi alterada. Afinal, é muito mais simples fazer uma compra através do celular do que nos deslocar de casa até a loja.
Mas para que as marcas consigam atender o público de forma eficaz, é preciso de algumas inovações. E uma delas é o atendimento automatizado.
Isso porque o segmento de varejo atende diretamente o consumidor final. Sendo assim, é essencial manter boas relações com cada um dos clientes.
Por essa razão, o assunto deste texto é te mostrar a importância do atendimento automatizado no varejo. Confira como aplicar essa tecnologia no seu negócio!
Leia também:
Atendimento por WhatsApp para varejo: saiba o que fazer e o que não fazer
O que é atendimento automatizado?
Antes de tudo, é importante entender o que é o atendimento automatizado. É bem simples!
Sabe aqueles atendimentos sem nenhuma interação humana? É isto! Ou seja, são atendimentos que utilizam das tecnologias de Chatbot e Inteligência Artificial.
Essas funcionalidades já estão presentes há algum tempo no nosso dia a dia. E estão cada vez mais ganhando espaço garantindo a satisfação dos clientes.
Afinal, temos os nossos problemas resolvidos com muito mais facilidade e rapidez.
E para você entender mais sobre essa tecnologia, recomendamos a leitura:
O que é chatbot? Entenda de vez o conceito e como funciona
Por que devo investir em atendimento automatizado?
Agora que você já entendeu o que é o atendimento automatizado, vamos te explicar as vantagens de utilizá-lo no varejo. Vem conferir!
Atendimento 24/7
Já imaginou chegar na segunda-feira de manhã sem milhares de mensagens acumuladas?
Através do atendimento automatizado isso é possível! Ou seja, com os chatbots é possível configurar respostas para as perguntas mais frequentes. Dessa forma, os clientes obtêm respostas instantâneas sobre as suas dúvidas. Independente do horário em que ele entrar em contato.
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Informações sobre as compras
Se você optar por uma plataforma de atendimento, a melhor opção é uma que ofereça integração com outros sistemas. Por exemplo, CRMs e ERPs
Dessa forma, os consumidores podem ter informações sobre o status da sua compra. Por consequência, diminui a quantidade de atendimentos com dúvidas sobre a localização do pedido. Ou então sobre prazos de entrega.
Padronização das mensagens
O atendimento automatizado permite que você padronize as mensagens enviadas aos clientes. Dessa forma, é possível garantir que todos vão receber a informação correta e com o mesmo tratamento entre eles.
Mas para isso é importante que você estude o perfil do seu consumidor. Isso porque você deve utilizar a linguagem certa para o seu público.
Caso contrário, o receptor da mensagem pode entender errado e causar novos problemas.
Redução de custos
Com todos os tópicos acima, você já pode ter percebido que o atendimento automatizado pode reduzir uma equipe de atendimento.
E essa é exatamente uma das maiores vantagens dos chatbots. A partir de respostas automáticas bem estruturadas, o fluxo de conversas pode diminuir. Sendo assim, o quadro de funcionários pode ser menor, resultando em uma redução de custos operacionais.
Que tal adotar o atendimento automatizado no seu varejo? Converse com os nossos consultores!
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