Retenção de clientes: 5 dicas para pôr em prática

Retenção de clientes: 5 dicas para pôr em prática

Você sabe o que é a retenção de clientes? Continue a leitura e conheça a importância dela e confira dicas importantes para colocar em prática!

A retenção de clientes é algo positivo e um bom indicador para o seu negócio. Portanto, a empresa que consegue fidelizar seus clientes provavelmente já percebeu que apenas conquistar leads não é tudo! Mas como colocar a retenção de clientes em prática?

O que é a retenção de clientes?

Como o próprio nome diz, retenção de clientes significa manter aquela base fiel de clientes ao seu produto. Portanto, não basta somente cuidar do processo de pré-venda e venda, assim como muitas empresas fazem. É necessário ir além!

Depois que o cliente compra o seu serviço e entra para sua base de contatos, o que vem em seguida? Bom, quanto mais este cliente ficar com você, melhor para sua receita e faturamento. Além disso, um cliente quando se sente valorizado e se torna fiel à empresa, ele se transforma em um defensor da marca, capaz de propagar ótimo marketing boca a boca.

Por que devo investir na retenção de clientes?

Toda empresa tem um orçamento destinado à captura de novos clientes, os leads. Geralmente, esta verba é utilizada em campanhas publicitárias, ações comerciais e de marketing, materiais ricos e muito mais.

Entretanto, conforme mencionado acima, é possível manter o faturamento da sua empresa estável somente retendo aqueles que já são seus clientes. Já imaginou manter sua base atual e ainda assim contar com novos clientes a cada mês? Isso é algo excelente, que só vai fazer seu negócio crescer. 

Além disso, o cliente fiel será um propagador da mensagem da sua empresa, indicando para amigos, familiares e conhecidos o serviço no qual ele está satisfeito. Da mesma maneira, o cliente insatisfeito é peça-chave para disseminar más informações sobre o serviço que a sua empresa oferece. Por isso, é necessário investir na retenção de clientes e zelar pela sua imagem.

Para investir a fundo na retenção de clientes, existem diversas dicas que se encaixam de acordo com o segmento da sua empresa, o tamanho da sua base de clientes, suas metas anuais e muitos outros indicativos.

Entretanto, nós da New Way podemos te ajudar a começar com 5 dicas sobre retenção de clientes que você pode pôr em prática agora mesmo!

5 dicas para reter a sua clientela

A retenção de clientes se inicia no pós-venda. Por isso, é preciso distribuir bem o seu time, esforços e orçamento entre pré-venda, venda e pós-venda, de modo a equilibrar a conquista de novos clientes e a fidelização dos antigos. Inclusive, se você quiser saber mais sobre o assunto, te indicamos a seguinte leitura no nosso blog: Jornada de Atendimento de Qualidade: 05 dicas para produzir.

Agora, veja 5 dicas de ouro para reter sua clientela de forma simples e que pode ser colocada em prática agora mesmo.

Ofereça um bom suporte

Depois de contratar determinado serviço, é comum que o cliente tenha dúvidas sobre o uso dele, além de eventuais problemas com o funcionamento do produto ou serviço. É nessa hora que o cliente saberá se pode ou não contar com você! Por isso, jamais vire as costas aos clientes quando ele tiver uma dúvida ou queixa a respeito daquilo que foi comprado. 

Convide os clientes a assinarem suas novidades

Já ouviu falar em newsletter? Uma newsletter nada mais é do que um boletim informativo, o qual coloca a par a comunidade sobre novidades, melhorias, dicas e atualizações sobre uma empresa, serviço ou assunto. 

Oferecer aos assinantes do seu serviço uma newsletter ao menos mensal, informando a base de dados sobre as novidades da sua empresa é uma boa estratégia. Os clientes se sentem mais por dentro! Entretanto, aqui é preciso tomar cuidado. O intuito da newsletter não é vender somente de maneira direita, portanto, invista em um conteúdo informativo de qualidade.

Peça feedbacks e aplique melhorias

É primordial perguntar regularmente ao seu cliente fiel se ele está satisfeito com o serviço oferecido. Caso ele esteja satisfeito, isso é excelente! Mas, caso ele não esteja, recolha a reclamação e busque solucionar o problema. 

De qualquer forma, em ambos os casos,  pergunte ao cliente se ele tem sugestões de melhorias para o serviço que você vende – seja sobre o produto, atendimento ou outros. Mas atenção! Não é legal coletar essas informações e guardar na gaveta: coloque as melhorias em prática.

Crie programas de fidelidade

Quem é que não gosta de um cartãozinho fidelidade? Na maior parte das vezes, vemos esta estratégia aplicada a negócios do ramo alimentício. Um exemplo clássico é composto por um cartão de visita que, no verso reserva um espaço para controle. 

Ali, pode constar o seguinte exemplo: “compre 10 lanches e ganhe um grátis!”. Isso vai fazer com que a pessoa que já é seu cliente volte mais vezes e consuma mais em busca da bonificação.

Mas nem sempre isso se aplica a todos os negócios. Por isso, neste caso, é possível mudar a estratégia. Quer um exemplo? Se você vende um serviço com menos rotatividade do que um restaurante, é possível que o seu cliente não precise ir sempre em busca do seu produto, mas ele pode indicar amigos para consumir na sua empresa e ganhar descontos especiais ou brindes.

Organize o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma das partes primordiais para efetuar ou fidelizar uma venda. Por isso, tenha um time preparado para cativar o cliente e apresentar os benefícios da empresa não só na hora de fechar negócio ou atualizar planos, e sim de maneira constante. Neste último item, nós podemos te ajudar.

A New Way oferece uma solução digital chamada Mktzap, capaz de automatizar a comunicação da sua empresa em diversos canais e integrá-la em um só painel. Entre em contato e saiba como organizar o seu atendimento ao cliente! Oferecemos planos com condições especiais para pequenos, médios e grandes negócios.

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

Jornada do cliente: saiba qual a importância de mapear na sua empresa

Engajamento do cliente: por que metrificar?

Estratégia Upselling: como aumentar a receita da sua empresa com ela

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo