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6 erros mais comuns na construção de chatbots: saiba como evitá-los!

23 de fevereiro de 2021

A construção de chatbots pode parecer complexa. Mas se você se atentar a algumas dicas, tenho certeza que será fácil. Vamos te ajudar!

Os chatbots estão sendo usados cada vez mais pelas empresas de todos os segmentos. De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, cresceu em 68% o número de robôs de conversação. Isso significa um salto de 60 mil para 101 mil em apenas um ano.

A pesquisa levou em consideração dados de 97 empresas que desenvolvem essa tecnologia.

Por isso, muito se fala das vantagens dos chatbots para os negócios. Afinal, a tendência é que esses números aumentem ainda mais. Mas se você está nesse artigo, muito provavelmente você já sabe quais são os seus benefícios.

Sendo assim, aqui vamos te ajudar com algumas informações importantes para evitar erros durante a construção de chatbots.

Vem conferir!

Leia também: Saiba como os chatbots reduzem os custos do seu atendimento

6 erros para evitar na construção de chatbots

Falta de planejamento

O planejamento deve ser a primeira etapa de qualquer processo. E não é diferente na implantação de chatbots na sua empresa. 

Por isso, estabeleça os objetivos da ferramenta, saiba quais as dúvidas mais frequentes do seu público. Durante a construção de chatbots, é imprescindível saber quais são as etapas de atuação e de quais maneiras.

Caso contrário, o seu fluxo de conversação irá dificultar a experiência do usuário. Consequentemente, irá gerar um sentimento de frustração. Ou seja, o contrário da intenção de um chatbot, certo?

Não conhecer o perfil do público

Esse é um erro gravíssimo! Conhecer o público a quem você direciona o seu conteúdo, é uma das formas mais eficazes de garantir o sucesso do seu chatbot.

Por exemplo: não adianta utilizar termos técnicos de informática se o seu público-alvo são vendedores de cosméticos. Portanto, mesmo se eles utilizam o sistema da sua empresa, é importante que a sua linguagem seja a mais clara e direta possível. Ou vice-versa.

Dessa forma, é possível garantir que o receptor da mensagem irá entender o conteúdo sem gerar insatisfação.

Utilizar qualquer solução

Com o crescimento dos chatbots, diversas empresas passaram a desenvolver essa tecnologia. São elas de diferentes tamanhos, diferentes regiões. Ou seja, as opções no mercado são gigantescas.

Por isso, é importante analisar minuciosamente o que cada chatbot oferece. Isto é, entender se atende as necessidades do seu negócio.

Sendo assim, procure por empresas que ofereçam outras vantagens além de apenas o bot. Por exemplo, que gere relatórios sobre o auto atendimento.

Falta (ou excesso) de informações

Um dos vários objetivos dos chatbots é otimizar o tempo dos atendentes. Ou seja, ao invés de responder diariamente diferentes clientes perguntando a mesma coisa, o sistema é automatizado para isso.

No entanto, é preciso tomar cuidado com as respostas oferecidas pelo bot. Por isso, não coloque informações incompletas. Caso isso aconteça, o cliente continuará com dúvida e precisará do apoio do atendente de qualquer forma.

E o contrário também é válido reforçar: não pontue informações desnecessárias. Para isso, seja direto e conciso no objetivo daquela resposta. Afinal, os usuários tendem a não ler mensagens grandes demais.

Não treinar o chatbot

Para garantir a excelência do chatbot, é importante que ele seja treinado. Ou seja, é preciso que o desenvolvedor esteja sempre atento às perguntas dos clientes e a forma como o bot responde.

Isso porque quanto mais informações, maior a assertividade. Afinal, existem diversas maneiras de questionar a mesma coisa, apesar de semelhantes.

Por exemplo: “qual o seu endereço?” pode ser também “onde fica localizada a empresa?”. Ou “onde encontro a loja?”.

Não mensurar resultados

Assim como já adiantamos no item das soluções, mensurar resultados é essencial. Se após a construção de chatbots, o projeto é “deixado de lado”, os erros não serão corrigidos.

Sendo assim, os chatbots irão atrapalhar o fluxo de conversação e o cliente não terá sua dúvida solucionada. Ou seja, indo na contramão dos objetivos de um bot.

Com todas essas dicas que você deve evitar, tenho certeza que o seu atendimento será melhor aproveitado.

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