Engajamento do cliente: por que metrificar?

Engajamento do cliente: por que metrificar?

O engajamento do cliente é a chave para medir a atenção do público e consequentemente atender melhor e vender muito. Saiba mais!

Você já se perguntou o quanto é importante metrificar o engajamento do cliente? Para quem trabalha buscando conquistar clientes no meio digital, é primordial saber quantos leads chegam até o seu negócio. E o quanto eles se engajam com a sua marca.

Para quem vende através de canais digitais (ou com o apoio deles) é muito importante saber quem é o seu público, como ele se envolve com o seu serviço e qual é a jornada que ele deve percorrer até a concretização da venda. 

Qual a importância em metrificar o engajamento do cliente?

Primeiramente, metrificar o engajamento do cliente é indispensável. Assim, é possível produzir conteúdos direcionados e que serão capazes de cativar mais consumidores com determinado perfil.

Com isso, você saberá como apostar em seus pontos fortes e fidelizar o público que já consome seu produto ou serviço. Entretanto, também é importante mapear o comportamento do cliente (para antes de tudo, conquistá-lo) e estar apto para traçar novas estratégias e ferramentas que otimizem o seu atendimento.

Em outras palavras, é possível entender o comportamento dos clientes e dos que recusaram ou dispensaram o produto. A partir disso, sua equipe pode consertar pequenas falhas de comunicação e fazer a gestão de crise no atendimento ao cliente.

Dessa forma, mensurar o engajamento do cliente é algo importante para traçar estratégias. E, a partir desses dados, também é possível realizar mudanças que visam impulsionar determinado produto.

cliente satisfeito na pratica

Como fazer esta análise?

Por exemplo, para quem trabalha com e-commerce, uma das formas de metrificar o engajamento do cliente é através da análise da taxa de rejeição. Quantos usuários visitaram apenas uma página e saíram? Esse resultado nos ajuda a definir o que otimizar no canal para aumentar a sua atratividade.

No entanto, para empresas que divulgam seus serviços por meio de mídias sociais, isso acontece de outra forma. O mais comum é mensurar curtidas, comentários e compartilhamentos.

Além disso, vale lembrar que as interações não são sempre positivas. Por isso, é importante não só contabilizar, como também qualificar os comentários da postagem e do inbox (caixa de mensagens) em positivos, negativos e neutros. E a análise destes dados também ajuda a empresa a melhorar o seu atendimento.

De qualquer maneira, é possível observar que os clientes se sentem insatisfeitos com atendimento lento ou confuso via redes sociais e outras plataformas de comunicação digital. Atendimentos pouco humanizados – com interface rígida e até mesmo robotizada – também não são cativantes.

E nisso, a New Way pode te ajudar pois o MKTZAP otimiza o atendimento ao cliente. Ainda não entendeu o que isso tem a ver com metrificar o engajamento do cliente? Te explicaremos no parágrafo seguinte.

Saiba como o MKTZAP te ajuda no atendimento ao cliente

Assim, quando um cliente é bem atendido e consegue solucionar as suas dúvidas, as suas chances de receber um feedback ou interação positivos são bem maiores. Imagina um cliente elogiar a rapidez e a precisão do seu atendimento em uma rede social? Isso é capaz de elevar o engajamento dos clientes e trazer visibilidade para o seu negócio.

O MKTZAP é uma ferramenta de comunicação integrada. Se você está se perguntando o que é isso, a gente explica! É uma plataforma que centraliza vários canais (WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, E-mail e Chat) em uma única tela (poupando esforço).

Dessa maneira, é possível atender os clientes com agilidade e assertividade! O foco do MKTZAP é otimizar seu relacionamento digital e ainda assim manter um atendimento humanizado que conquiste clientes para pequenos, médios e grandes negócios. 

Ficou interessado? Entre em contato com um dos nossos consultores e agende um bate-papo! Disponibilizamos uma variedade de planos que cabem no bolso de múltiplos clientes.

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