Chatbot para agências de marketing: por que utilizar?

Chatbot para agências de marketing: por que utilizar?

26 August 2021

O uso de chatbot para agências de marketing pode ser uma mão na roda. Mas como funciona um chatbot? Por que usar? A gente te explica!

O que é um chatbot?

Um chatbot é um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Aperfeiçoado com inteligência artificial, é capaz de simular conversas como um ser humano. Na verdade, quem está sendo atendido por um chatbot muitas vezes nem percebe que está conversando com uma máquina – e este é exatamente o intuito. Afinal, o interessante é que ele seja capaz de oferecer um atendimento rápido mas, ainda assim, humanizado.

Portanto, independente do canal digital utilizado, é possível que sua agência tenha conversas fluidas que solucionam dúvidas, oferecem produtos ou serviços, recebem reclamações e muito mais.

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Você que tem uma agência ou trabalha em uma, – seja ela pequena, média ou grande – , sabe que clientes não gostam de ficar esperando, especialmente quando irritados.

Por isso, um chatbot é importante para realizar um atendimento do início ao fim ou uma triagem inicial do lead ou cliente, para um relacionamento digital ágil e preciso. Quem ele é? Qual a reclamação? Dentre outras perguntas que podem ser feitas de maneira automática, visando acelerar o trabalho.

Em seguida, dependendo do caso que está sendo atendido, este cliente pode ser transferido para um atendente humano. Mas, às vezes, isso sequer é necessário, pois o “bot” já deu conta do recado.

Como configurar um chatbot?

Um chatbot atua de duas formas: com conversas pré-programadas (e mensagens automáticas bem definidas) ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial. Quando configurado com conversas pré-programadas, as mensagens seguem fluxos previamente elaborados.

No entanto, quando possuem uma Inteligência Artificial, o bot vai se aperfeiçoando a partir dos atendimentos anteriores. Tanto por um, como por outro, o chatbot consegue orientar o cliente de maneira precisa através de conversas fluidas, assertivas e rápidas.

Quer um exemplo prático? Imagine que você tem uma imobiliária como cliente da sua agência. Possivelmente, boa parte dos leads desta imobiliária, venham até o site buscando casas e apartamentos para alugar ou comprar. Eles provavelmente vão chegar por meio do inbox das páginas da imobiliária. As perguntas mais comuns serão sobre disponibilidade de imóveis, preços, localização e muito mais.

Já as mensagens que chegam vindas de pessoas que já são clientes desta imobiliária podem ser reclamações ou solicitações de documentos como boletos. E então, como dar conta de responder ao fluxo de mensagens deste cliente (a imobiliária) de maneira organizada? Afinal, é muito possível que ele não seja o único cliente da sua agência.

Portanto, é necessário configurar o chatbot para responder a estas perguntas e te dar uma ajuda extra. Assim, o cliente da imobiliária será guiado por um agente virtual, até que seu problema seja solucionado. Caso contrário, é possível recolher um histórico de conversa com este cliente para que o atendimento humano seja feito com mais precisão.

Entenda: Como um chatbot pode melhorar a satisfação do seu cliente?

Benefícios em ter um chatbot para agências de marketing

Alguns dos benefícios que podem ser observados no uso de chatbot para agências de marketing são:

  • Atendimentos 24×7. Ninguém gosta de ficar esperando, por isso, atender (tanto reclamações como elogios) de maneira rápida é primordial para a reputação de um negócio. Tenha um agente virtual disponível o tempo todo nos canais digitais dos seus clientes, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Atendimento virtual humanizado. É possível utilizar inteligência artificial para que suas conversas sejam inteligentes, rápidas e assertivas. Os chatbots modernos possuem tecnologia que os tornam humanizados, inclusive bastante simpáticos. Por isso, o cliente sequer percebe que está sendo atendido por um canal virtual.
  • Fluxo de trabalho organizado. Se você trabalha em uma agência de publicidade, você sabe que existe uma carteira de clientes bem recheada. Cada cliente desses possui canais de comunicação com seus respectivos leads e o trabalho de se relacionar com este público geralmente fica sob responsabilidade da agência. Com uma plataforma de atendimento digital com chatbot integrado, é possível organizar melhor estas mensagens.
  • Melhorias no atendimento ao cliente. Quem está no papel de agência, lida com dois clientes. Em primeiro lugar, o cliente direto – que chamamos de “imobiliária” no exemplo acima. E, em segundo lugar, o cliente do cliente: o lead. Quando a equipe da agência responde bem o lead, ajudando a imobiliária a reverter em aluguéis ou vendas de imóveis, isso traz satisfação e pode fortalecer sua parceria entre agência de marketing e cliente direto.

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Como usar chatbot para agências de marketing?

Assim, ao contratar uma plataforma de atendimento digital com chatbot integrado, é possível otimizar os atendimentos em canais como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, E-mail, WebChat e SMS. Seja para gerar leads para sua própria agência ou para seus clientes; seja para Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou até mesmo para relacionamento com os atuais clientes.

Portanto, um chatbot para agências de marketing pode ser usado para atendimento ao cliente direto e ao lead do cliente. Além disso, o software pode ser usado para emitir comunicados internos (avisos para os funcionários) ou comunicados externos, como um aviso de reajuste nos aluguéis.

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Ademais, ter um bom chatbot para agências de marketing demonstra organização e inovação ao otimizar processos e implementar uma operação mais moderna. Isso pode ser algo muito bem visto pela clientela e um diferencial para o trabalho da sua equipe.

Como escolher o chatbot ideal?

O chatbot ideal deve ter ferramentas capazes de simular um atendimento humanizado e é claro – preciso. Fuja de plataformas instáveis ou de utilização complicada! Já imaginou ensinar a sua equipe a usar um programa difícil?

A New Way oferece o MKTZAP para o seu negócio. O MKTZAP é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais diferentes. Algumas das opções até o momento são: WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, WebChat, SMS e, em breve, o Instagram.

E o melhor, nosso suporte é especializado e possui horário estendido, das 7h às 23h. Sem contar com o nosso próprio suporte virtual 24h por dia.

Dessa forma, com uma solução de atendimento digital com chatbot é possível unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, o que facilita o trabalho da sua equipe. Isso também acelera o processo de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Além disso, o MKTZAP é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados.

Se lembra do que falamos mais pra cima no texto? Sobre as respostas automatizadas? Pois é! Com o MKTZAP é possível responder seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não deixe seus clientes esperando! Entre em contato com um de nossos consultores e agende já sua demonstração.

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