Transformação digital nas empresas: 6 dicas para começar

Transformação digital nas empresas: 6 dicas para começar

A transformação digital nas empresas já começou há algum tempo, mas muitos ainda estão no início do processo. Confira 6 dicas essenciais para seu negócio começar essa revolução.

É certo que a transformação digital nas empresas se tornou assunto nos últimos tempos, devido ao distanciamento social que estamos vivenciando. 

Isso faz com que grande parte dos negócios tivessem que acelerar o passo para continuar operando.

Antes de mais nada é preciso entender que essa mudança é um processo que começa pela adoção de novas tecnologias, mas vai muito além.  O que realmente garante uma digitalização de sucesso são as pessoas.

Embora muitas empresas saibam dos benefícios e entendam o real conceito da transformação digital, ainda é alto o número daquelas que não sabem por onde começar.

Como começar a transformação digital na empresa?

Primeiramente, é importante entender qual o objetivo do seu negócio quanto à transformação digital. 

Isto é, onde você está e onde quer chegar por meio de todas as mudanças que precisarão ser feitas.

Embora haja consenso por parte dos executivos da importância de começar essa transformação, são vários os motivos para implementá-la. 

Por isso, é preciso ter clareza para que as estratégias sejam bem planejadas.

De acordo com dados da pesquisa realizada pela CI&T em parceria com o Opinion Box, os principais indicadores analisados para a transformação digital nas empresas são crescimento da receita (56%) e custos/eficiência operacional (73%). 

Para te ajudar a compreender como começar essa jornada tecnológica no seu negócio, separamos 5 dicas infalíveis. 

Assim, seguindo essas orientações, você vai conseguir organizar seu negócio e escolher as ferramentas necessárias para o sucesso.

1-  Conheça a fundo os problemas

Essa é a primeira dica, porque é por meio dela que você vai elencar quais são os principais gargalos em todos os processos da sua empresa.

E isso pode começar a ser feito conversando com colaboradores e clientes.

Com toda a certeza, essa interação será benéfica, pois vai te dar um panorama das principais reclamações que seus clientes têm. 

Além de descobrir quais processos podem ser otimizados, ajudando no dia a dia dos seus funcionários. 

Por meio de pesquisas, é possível falar com esses dois públicos, e descobrir o quadro real de quais atividades é preciso colocar a tecnologia para trabalhar.

Afinal, é muito diferente você achar que sabe e realmente ter certeza do que os seus colaboradores e clientes precisam.

2 –  Descubra se já houve investimento em tecnologia

Para que a transformação digital nas empresas aconteça, é importante entender em qual etapa se encontra o seu negócio. 

Isso pode ser feito investigando se já houve investimentos em ferramentas e quais foram elas.

Caso tenham ocorrido mudanças muito pequenas, agora é a hora de aproveitar para investir no que é preciso, como a automação de processos. 

Por meio de chatbots é possível substituir muitas atividades repetitivas e realocar o pessoal para atividades mais complexas, gerando economia. 

Segundo a pesquisa feita pela Juniper Research, até 2023 os bancos poderão economizar até US$7,3 bilhões usando chatbots. 

Já a associação destes com Inteligência Artificial (IA), terá um impacto altamente disruptivo na gestão de sinistros e o setor de seguros. Nesse caso, haverá uma redução de custos de quase US$ 1,3 bilhão até o mesmo ano.

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3- Comece com pequenas mudanças

Depois que você já mapeou o que foi adotado anteriormente, é hora de estabelecer por onde começar e quais ferramentas utilizar para atingir resultados a curto e médio prazo.

Apesar da transformação digital nas empresas exigir mudanças profundas, muitas organizações começam com a adoção de ferramentas mais básicas. 

Dessa forma, é possível já verificar mudanças positivas no dia a dia.

Alguns exemplos disso são soluções de videoconferência, digitalização de documentos, comunicação por canais digitais,  entre outros.

4- Procure fazer benchmarking

Essa dica é importante para que você possa compreender como a transformação digital nas empresas se ocorreram.

Por meio do benchmarking, é possível analisar e comparar práticas, processos e resultados, visando melhorar as suas atividades.

Com o acesso às mídias sociais, como o Linkedin, é possível acompanhar as tendências e compreender o que está sendo feito. 

Assim, você terá vários insights de qual tecnologia adquirir para otimizar determinada área.Nunca foi tão fácil se informar e trocar experiências como é hoje. 

Com um olhar mais amplo para o mercado, fica mais fácil compreender para que caminho seguir.

5- Trabalhe a cultura de inovação

Como já comentamos no começo deste artigo, a transformação digital nas empresas só pode realmente acontecer se as pessoas estiverem engajadas. Por isso, a cultura de inovação precisa ser adotada.

Caso você não saiba, uma explicação bem completa sobre cultura de inovação  é a dada por Ronald Dauscha, Diretor Corporativo de Tecnologia e Inovação do Grupo Siemens no Brasil. 

Segundo ele, é a “ausência de comportamentos, regras e ambientes que impeçam o desenvolvimento do ímpeto natural das pessoas em sugerir melhorias e inovações, aliada a um conjunto de visões, procedimentos e recursos que potencializam essas iniciativas”.

Resumidamente, é preciso, sim, adotar ferramentas tecnológicas para otimizar os  processos. Mas é necessário que os líderes criem um ambiente onde os colaboradores se sintam livres para contribuir e inovar.

6 –  Invista em relacionamento digital

A última dica, e uma das mais importantes, é investir no relacionamento digital com seus colaboradores, parceiros e clientes.

É de extrema importância usar ferramentas tecnológicas para aproximar esses públicos para que sejam defensores da marca.

Principalmente porque este momento pede que estejamos próximos, com uma comunicação clara e que permita uma interação constante. 

Para isso, tenha um canal de comunicação fácil com seus funcionários, como o WhatsApp, por exemplo.

Aqui na New Way, temos a Ada, nossa assistente virtual, que é gerenciada pelo Life, nosso RH. Com ela, ficamos sabendo de todas as informações importantes, de maneira rápida e sem complicações.

Com relação aos clientes, disponibilize o máximo de canais digitais, como as mídias sociais, Web Chat, SMS, email, etc., assim a experiência será bastante positiva.

Agora que você sabe a importância da adoção da transformação digital nas empresas, é preciso dar os primeiros passos.

Para garantir seu sucesso, conheça nossas soluções que estão auxiliando centenas de negócios em fase de transição. 

Fale com um consultor e descubra como ter sucesso nessa jornada.


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