Telegram Business: como criar, vantagens e como usar

Telegram Business: como criar, vantagens e como usar

O Telegram Business é a versão voltada para empresas de um aplicativo importante em mensageria. Saiba como usar no seu negócio.

O Telegram é um aplicativo de mensagens. Muito semelhante ao popular WhatsApp, ele permite envio de mensagens de texto, voz, figurinhas, imagens, encaminhamento de mensagens para diferentes contatos, grupos com diversos membros (até 200 mil!) e administradores, dentre outras facilidades.

Algumas pessoas adotaram o Telegram como um canal de comunicação paralelo ao WhatsApp e costumam lembrar dele somente quando existe instabilidade no canal de mensagens mais conhecido. 

Mas muito se engana quem acha que o Telegram também não tem seus fiéis fãs! Na verdade, atualmente o Telegram já reúne mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo, de acordo com pesquisa levantada pela Statisa, em 2020. Que tal saber um pouco mais sobre ele?

Existe Telegram Business?

Sim! Inclusive, neste texto você irá mergulhar de cabeça no universo do Telegram Business. Esta versão do aplicativo é para empresas. Dessa forma, a intenção do Telegram Business é facilitar o dia a dia de negócios dos mais diversos ramos.

Telegram para negócios: como funciona?

Assim como a versão original do Telegram, o Business também é gratuito e pode ser baixado a qualquer momento no seu smartphone ou desktop

Vantagens do Telegram Business

Assim como mencionamos anteriormente, o Telegram funciona gratuitamente, é muito seguro e compatível com sistemas operacionais e dispositivos diferentes. Dessa forma é possível usá-lo no celular, computador ou outros aparelhos digitais com acesso à internet.

Bastante estável, o Telegram voltado aos negócios permite a criação de grupos e também do que chamamos de canais. Nos grupos, é possível que um administrador e diversos membros conversem entre si. Já na função de “canais” as coisas funcionam como em uma lista de transmissão. Portanto, é possível enviar uma informação aos contatos selecionados – que não precisam ter Telegram para visualizar a mensagem

Como usar – passo a passo

Você encontra o Telegram Business para baixar gratuitamente na Play Store, caso seu celular seja Android. Para IOS, o download do aplicativo acontece via Apple Store.

Em seguida, é necessário configurar características básicas da sua conta no Telegram, como foto que permita que os clientes reconheçam o seu negócio, nome e muito mais.

Telegram Bot: ative o chatbot e não perca mensagens de clientes

Um chatbot é um programa que busca simular conversas humanas. Isso pode otimizar processos e aprimorar o atendimento ao cliente. Quer um exemplo? Bom, imagine que o seu negócio seja especializado em vendas, em particular no período natalino. Portanto, com a chegada de dezembro, as interações com o público são muitas! Sejam elas mensagens diretas, reclamações, dúvidas, pedidos e muito mais. 

E, como você também deve saber, nem sempre existe um membro da equipe disponível para cuidar destas interações – especialmente em empresas menores. Por isso, uma comunicação automatizada via chatbots pode ajudar bastante.

Qual é o melhor entre Telegram e WhatsApp Business

Na realidade, o que acontece é que o Telegram e o WhatsApp Business não precisam ser rivais no seu negócio. Afinal, ambos podem ser usados – aumentando assim a possibilidade de canais disponíveis para contato com o cliente.

É claro que algumas diferenças entre Telegram e WhatsApp podem atrair diferentes públicos. Por exemplo, para usar o WhatsApp via desktop, é preciso que a conta esteja ativa também no mobile. Já no Telegram, isso não é preciso, pois o app funciona em nuvem, permitindo acesso em tempo real dos contatos, conteúdos, arquivos de conversas e muito mais.

De qualquer forma, é fato que o WhatsApp reúne muito mais adeptos. Por isso, pode ser que suas ações de marketing não atinjam tantos clientes via Telegram! Entretanto, conforme dito acima, é possível que seu negócio use os dois canais de comunicação como complementares.

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

Chatbot: o que é, para que serve e como criar um

WhatsApp Business: o que é, como funciona e como usar

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo