Quer reduzir os gastos com atendimento ao cliente? Confira 4 dicas imperdíveis

Quer reduzir os gastos com atendimento ao cliente? Confira 4 dicas imperdíveis

Reduzir os gastos com atendimento ao cliente pode parecer uma tarefa complicada, mas algumas atitudes podem fazer a diferença no final do mês. Quer saber quais são elas? Aqui vamos te dar 4 dicas valiosas.

Você que é gestor ou tem um cargo de liderança sabe que podem ser altos os gastos com atendimento ao cliente e que qualquer mudança tem impacto nos resultados. Com mercados cada vez mais competitivos, é preciso descobrir maneiras para fazer mais com menos.

Mas, em uma área que é tão estratégica para a empresa, é preciso ter cautela para que nenhuma mudança afete negativamente a experiência do cliente. Afinal, o atendimento é um das principais portas de entrada de uma empresa. 

Ainda que haja necessidade de investimentos altos, existem maneiras de revisar alguns pontos-chave dentro da operação que podem fazer a diferença. Por isso, a notícia boa é que com certeza é possível para manter a excelência, diminuindo os custos. 

A fim de dar alguns insights, listamos aqui 4 dicas valiosas para colocar em prática. Com elas, você compreenderá se seus processos são mesmo otimizados ou se há algum gargalo que precisa ser cortado.

Portanto, neste artigo falaremos:

  • Quais são os principais custos com atendimento ao cliente
  • Como reduzir os gastos com atendimento ao cliente

Leia também: Saiba como os chatbots reduzem os custos no atendimento

Quais são os principais custos com atendimento ao cliente

Sabemos que são diversos os custos envolvidos em uma operação de atendimento ao cliente. Desde investimos com pessoas, passando por estrutura, tecnologias e por aí vai. Afinal são muitos detalhes para garantir um bom serviço.

Porém, existem algumas atividades que podem apresentar um custo anormal, e é preciso investigar os motivos. Assim, faz-se necessário prestar atenção em aspectos que, geralmente, podem ser a causa do problema.

Como, por exemplo:

  • Falta de gerenciamento das atividades
  • Decisões tomadas sem análise de dados
  • Gasto de tempo e energia em atividades repetitivas
  • Falta de investimento em tecnologia
  • Equipe desmotivada e sem metas claras
  • Ausência de canais digitais
  • Demora no atendimento 
  • Dificuldade em resolver a questão no primeiro contato

Como reduzir os gastos com atendimento ao cliente

Bom, se você reconhece alguma daquelas situações no dia a dia da sua operação, é importante repensar em algumas estratégias. 

Por isso, chegou a hora de falarmos sobre as 4 dicas  que são simples e podem ter um impacto grande nos resultados.

1- Faça treinamentos constantes

Muita gente acredita que basta um treinamento para ter garantia de sucesso com suas equipes. Mas a realidade é que essas capacitações nunca podem parar, se você quer funcionários atualizados e guiados à resultados.

De acordo com a Harvard Business Review, 46% dos clientes insatisfeitos contam sobre seu mau atendimento a cerca de 10 pessoas. É ou não é muito dinheiro jogado fora? 

Assim, com seus colaboradores alinhados ao discurso e à conduta da empresa, torna-se muito difícil perder clientes devido ao mau atendimento. Além de eliminar o tempo gasto com  aqueles casos que não são solucionados no primeiro atendimento.

2- Invista em atendimento digital

Mais do que a grande adesão por parte da sociedade em geral, os canais digitais como WhatsApp, Facebook Messenger e e-mail, possuem um custo menor comparado ao telefone. Segundo relatório da NewVoice, o chat online custa 40% do valor de uma ligação, por exemplo.

Além disso, alguma das vantagens que contam muito na hora do cliente escolher entre uma marca e outra, é a agilidade nas respostas e a facilidade de contato. Assim, o atendimento digital pode ser bem mais rápido com mensagens instantâneas e cômodo ao usuário – já que tem a opção de escolher quando e onde quer falar.

3- Automatize atividades repetitivas

Se tem algo que pode gerar uma grande economia, é a automatização de atividades manuais e repetitivas. Segundo relatório da MicKinsey & Company, 6 em cada 10 ocupações têm, pelo menos, 30% de suas funções compostas de atividades repetitivas, que poderiam ser automatizadas. 

Isso quer dizer que 30% do tempo dos profissionais nessas ocupações é gasto com atividades que, apesar de necessárias para o trabalho como um todo, são de baixo valor estratégico para o sucesso deles.

Dessa maneira, os chatbots surgem como uma opção valiosa para otimizar esses trabalhos e direcionar os funcionários para assuntos mais estratégicos. O que faz diminuir o custo com pessoas e otimizar o trabalho como um todo.

4- Use uma plataforma de relacionamento digital

Como comentamos acima, o uso dos canais digitais podem ser um ótimo caminho na diminuição dos custos com telefonia. Além, claro, da popularidade que grande parte deles têm. Só para se ter uma ideia, são 120 milhões de pessoas usando o WhatsApp aqui no Brasil.

Assim, a adoção de uma plataforma de relacionamento digital com toda a certeza diminuirá gastos, pois concentra todo o atendimento em um só local. Com outras tecnologias embarcadas, como chatbots e Inteligência Artificial, se torna uma ferramenta essencial.

Dentre as diversas vantagens estão a automação do atendimento, geração de relatórios, acompanhamento e análise de cada interação, visão micro e macro no dia a dia, dentre outras atividades.

Aqui na New Way, nós temos o MKTZAP, e neste artigo falamos como ele está ajudando diversas empresas a reduzirem seus gastos no atendimento.

Mas, se quiser saber mais sobre como nossa plataforma de relacionamento digital pode te ajudar, te convidamos a assistir o Webinar gratuitoMKTZAP: como automatizar o atendimento e aumentar suas vendas”.

Enfim, são diversas as formas de diminuir os gastos com atendimento ao cliente, mas é preciso ter uma visão clara do atual cenário da sua operação.

Esperamos que com essas dicas, você comece a analisar esses principais pontos e localizar onde é preciso mudar.

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