Planejamento estratégico de vendas: prepare seu negócio para 2021

Planejamento estratégico de vendas: prepare seu negócio para 2021

O ano novo está próximo e seu negócio ainda não pensou nas metas de vendas? Entenda

como fazer um planejamento estratégico de vendas.

Este ano mostrou aos empreendedores a importância de ter um planejamento prévio para emergências do negócio, principalmente com relação às vendas. Por isso, um planejamento estratégico de vendas é fundamental para guiar seu negócio em 2021.

Nesse contexto, um planejamento estratégico nada mais é do que a união de análise e processos metodológicos que guiam a definição de metas, execução das ações e a mobilização de recursos. 

Por isso, esse processo é fundamental também na tomada de decisões estratégicas, principalmente as que exigem decisões rápidas. 

Neste artigo vamos te mostrar a importância de realizar um planejamento estratégico de vendas para alcançar objetivos no negócio. 

O que você vai ver: 

  1. O que é planejamento de estratégico de vendas? 
  2. Qual a importância do planejamento estratégico de vendas 
  3. Como elaborar um plano estratégico de vendas
  4. + Dica bônus

Papel e caneta em mãos, confira as lições para 2021!  Boa leitura.

O que é planejamento estratégico de vendas? 

Fazer um planejamento nada mais é do que pensar com antecedência nos passos que serão tomados em determinado período.

No contexto do planejamento estratégico, isso se aplica ao que está ligado às estratégias de negócio.

Portanto, um planejamento estratégico de vendas é justamente um plano de quais estratégias serão realizadas para atingir os objetivos de vendas para a sua empresa. 

Vamos entender, a seguir, a importância desse processo. 

Qual a importância do planejamento estratégico de vendas.

Já ouviu o seguinte ditado?

Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. 

Isso se aplica muito bem nos negócios e, principalmente, nas vendas. Se você não sabe o que espera para o seu empreendimento, qualquer resultado serve.

Entretanto, ainda que seja mais cômoda, essa visão é muito perigosa para a manutenção do negócio. Afinal, os negócios que não se ocupam de crescer, acabam fechando as portas. 

Ainda que isso pareça um pouco pessimista, é muito verdadeiro que as empresas sem visão de crescimento correm muito mais riscos de se perderem em meio aos desafios.  

Por isso, a importância do planejamento estratégico de vendas consiste justamente em prever os cenários pelos quais a empresa pode passar ao longo do ano, e quais ações devem ser realizadas de acordo com cada um. 

Assim, ainda que os desafios aconteçam (o que é bem provável!), fica muito mais fácil enfrentá-los sem grandes danos ao empreendimento. 

Entenda um pouco mais sobre a importância do planejamento, neste vídeo breve: