Esqueça on e off-line: seja all-line

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Esqueça on e off-line: seja all-line

Autor: Comunicação New Way

Cada vez mais os conceitos de online e off-line perdem o sentido. Sua empresa precisa ser e pensar em ações para relacionamento all-line com o cliente.

Para os estudiosos e maiores profissionais de marketing, comunicação e tecnologia do mercado, a divisão entre ações planejadas online e off-line está, cada vez mais, perdendo o sentido.

Devido aos avanços tecnológicos, ao acesso digital cada vez mais inclusivo, e consequente transformação do comportamento do consumidor, especialistas apontam que tudo o que uma empresa faz, direcionado a todos os seus pontos de contato, não poderá mais ser colocado em “caixas”, nem obedecer a uma segmentação determinada por canais.

Um plano de relacionamento e mídia de um negócio precisa, necessariamente, ser pensado all-line.

Entendendo o conceito all-line

Vivemos na era das multitelas. Nossa atenção está voltada para uma série de coisas, simultaneamente.

Estamos ligados em nossos smartphones, nas tevês aberta e por assinatura, nos serviços de streaming, lemos blogs e portais de notícias, ouvimos rádios e podcasts, nos deslocamos nas ruas, passamos por uma série de lugares, encontramos e interagimos com diversas pessoas…

Entender, trabalhar e explorar a complementaridade de todos os meios, como forma de alcançar efetivamente seus públicos de interesse, é ser all-line.

Preceitos para sua empresa trabalhar all-line

Trabalhar all-line requer que uma empresa siga alguns preceitos e desconstrua outros. Dentre esses preceitos, destacamos:

  • Não há um canal mais importante do que o outro. Sua empresa pode até já ter detectado por quais canais têm maior frequência e alcance com seu público, mas descartar ou não dar o mesmo nível de atenção aos demais canais é um grave erro estratégico. Não caia nessa!
  • A construção de relacionamento pelo contato pessoal não desaparece com a era all-line. Se pararmos para refletir sobre isso, é difícil encontrar algo que tenha a força de uma conversa olho no olho, ou que transmita confiança e segurança como um aperto de mão.
  • Mídias não se substituem, elas se complementam. Entenda cada mídia como um recurso, uma força. Em um mercado cada vez mais competitivo, quem soma mais forças vence.
  • Muito mais importante do que estar em todos os meios, sua marca ou empresa precisa ser única e relevante, não importando o canal. Isso sim define o all-line.

O relacionamento na era all-line

Na era all-line seu cliente não pode sentir, em hipótese alguma, que está se relacionando com uma empresa diferente, conforme o canal utilizado. É preciso ter um discurso alinhado, que transmita credibilidade e unicidade como percepções imediatas em todas as plataformas.

O posicionamento como marca, suas ofertas, o modo como ouve e atende às necessidades de seus clientes, o estímulo às interações capazes de envolver e engajar, tudo deve obedecer a um mesmo padrão de qualidade, que cumpra todos os protocolos necessários e, ao mesmo tempo, eleve o nível de personalização em cada atendimento.

Tecnologias que apoiam a estratégia all-line

Para realizar o trabalho all-line, é fundamental contar com tecnologias que facilitem o relacionamento com seus clientes e consumidores em potencial.

Essas tecnologias devem permitir, dentre outras funções, que a sua empresa realize atendimentos com o mesmo padrão de atenção, eficiência e qualidade, independentemente do canal pelo qual seu cliente escolheu falar com você.

Também é importante que todas as informações sobre seus clientes (contatos, hábitos de consumo, frequência de acesso, histórico de atendimentos já realizados etc.), estejam integradas e a pronto acesso para consulta.

Nós da New Way somos especialistas em tecnologias voltadas ao relacionamento com o cliente, como o Mkt Zap, bots de atendimento e inteligência artificial, além de estratégia para rápida evolução de resultados.

Converse com a gente! Nós podemos te ajudar em sua estratégia all-line.

Publicado em: 21/02/2018

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