Endomarketing: como aumentar o engajamento de funcionários

Endomarketing: como aumentar o engajamento de funcionários

Você sabe como aumentar o engajamento de funcionários é importante para o seu negócio? Conheça as vantagens!

Desde o início da pandemia da covid-19, muitas empresas adotaram o home office. De acordo com uma pesquisa realizada pela FIA (Instituto de Administração), 46% das empresas brasileiras adotaram esse estilo de trabalho.

E a tendência é que o trabalho remoto continue mesmo com o fim da pandemia. Por isso, as empresas que ainda não inovaram, vão precisar se adaptar.

Pensando nesse cenário, muitas dúvidas podem surgir. Por exemplo, como manter (ou aumentar) o engajamento dos funcionários? É possível criar laços próximos mesmo que virtualmente?

A resposta é sim! Por essa razão, vamos trazer nesse artigo como transformar os relacionamentos mesmo no home office.

Sendo assim, o primeiro passo é entender o que é endomarketing. Ou seja, a área responsável para fazer com que isso aconteça.

Boa leitura!

O que é endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para o público interno de cada empresa. A ideia é aproximar os colaboradores à empresa através de ações, para que, dessa forma, eles “vistam” a camisa.

Afinal, quando estamos em um ambiente de trabalho leve, o rendimento tende a aumentar. Além disso, os funcionários serão grandes defensores da marca.

Por exemplo, se os colaboradores estão insatisfeitos, o trabalho acaba sendo mau feito. E também é muito provável que, em conversas entre amigos e familiares, acabe falando mal da empresa.

Em resumo, o clima organizacional influencia tanto no público interno quanto no externo. 

Para que as ações sejam, de fato, efetivas, os profissionais de Marketing e RH atuam juntos. Assim, é possível desenvolver atividades específicas para aumentar o engajamento de funcionários.

Veja quais ações podem ser desenvolvidas!

Leia também:

Saiba como o MKTZAP contribuiu para transformar a comunicação interna da Volvo no Brasil

Como aumentar o engajamento de funcionários?

Alinhamento com a liderança

A primeira etapa é deixar a liderança ciente de tudo o que é desenvolvido para os colaboradores. Afinal, de nada adianta ações do Marketing e do RH se o gestor possui atitudes contrárias.

Ou seja, os líderes devem estar alinhados com a cultura da empresa que visa priorizar e valorizar os colaboradores. 

Aplique desde o processo de admissão

No momento da contratação de novos funcionários, o RH deve deixar claro a linha que a empresa segue. Isto é, comentar todas as atividades desenvolvidas e o quão importante é a interação entre empresa e colaborador.

Além disso, nesse momento é possível dar alguns mimos de boas-vindas. Por exemplo, um caderno com o logo da empresa, caneca, canetas etc.

Incentive o crescimento profissional

Uma das ações mais efetivas é a capacitação dos profissionais que trabalham para a sua empresa. Por isso, invista em cursos e palestras de cada uma das áreas e ofereça aos colaboradores.

Sendo assim, o desenvolvimento de carreiras também é essencial. Ou seja, discuta quais são as habilidades que o funcionário deseja desenvolver, escute as ideias que ele apresenta e quais oportunidades pode ter dentro da empresa.

Dê feedbacks

É importante incluir na cultura da empresa a prática de feedbacks. Tanto do líder para o colaborador quanto do colaborador para o líder.

Só assim é possível reconhecer os pontos de melhoria e valorizar aquilo que foi bem feito.

Reconhecimento do trabalho

Todas as práticas citadas acima são essenciais para manter o engajamento de funcionários. No entanto, é importante que o salário do colaborador seja compatível com o mercado.

Essa é a melhor forma de reconhecer o trabalho bem feito. Além disso, ainda é possível adotar benefícios, como plano de saúde, odontológico etc. E até mesmo bônus e recompensas.

Eventos

Mesmo em meio a uma pandemia, os eventos continuam sendo uma ótima maneira para integração de todos os colaboradores da empresa. Por isso, aposte nos eventos online.

Permita que todos tenham um momento de descontração e de união. Mesmo com a distância física, é possível criar laços e melhorar o ambiente de trabalho.

E para que você saiba como a área de RH deve atuar na sua empresa, separamos o Webinar que fizemos aqui na New Way. Não deixe de assistir!

RH 4.0

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo