Chatbot para RH: como automatizar sua comunicação interna

Chatbot para RH: como automatizar sua comunicação interna

O chatbot para RH permite que você fique online em tempo integral para seus colaboradores e candidatos

Afinal, o que é um chatbot?

Um chatbot é basicamente um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Aperfeiçoado com inteligência artificial, é capaz de simular conversas como um ser humano.

Por isso, quem está sendo atendido por um chatbot muitas vezes nem percebe que está conversando com uma máquina – e este é exatamente o intuito. Afinal, o interessante é que ele seja capaz de oferecer um atendimento rápido mas, ainda assim, humanizado.

Portanto, independente do canal digital utilizado, com um software de atendimento é possível manter conversas fluidas que comunicam novidades, solucionam dúvidas e recebem reclamações.

e-book chatbot para negócios
Aprenda como utilizar os chatbots em seus atendimentos

Como usar um chatbot para RH?

A área de recursos humanos que possui uma plataforma de atendimento pode contar com o auxílio de chatbots para diversas finalidades. Dentre elas, melhorar a comunicação interna, otimizar o recrutamento e seleção, realizar campanhas de endomarketing, enfim automatizar processos de RH burocráticos.

Comunicação interna

Dessa forma, é possível conversar com os colaboradores em tempo integral e de forma unificada. De modo geral, os chatbots dão as respostas certas a quem busca informações ou precisa fazer um procedimento ligado ao RH da empresa.

Canal de dúvidas

Mas, se engana quem acha que uma plataforma de atendimento é usada apenas para tirar dúvidas. Além disso, também serve como uma ferramenta na estratégia de endomarketing para gerar engajamento e ainda facilitar a rotina da empresa.

Recrutamento e seleção

Ademais, o RH não se comunica somente com os colaboradores, mas também com futuros membros do time! E, em um processo seletivo, existem várias etapas: divulgação da vaga, seleção de currículos e portfólios, comunicação com o candidato para agendamento de entrevistas e testes, feedback do processo seletivo e, por fim, recrutamento. 

Ufa! São muitas fases. Por que não contar com uma ferramenta automatizada com chatbot para RH para tornar tudo mais simples e padronizado?

Leia também:

Saiba como o Mktzap contribuiu para transformar a comunicação interna da Volvo no Brasil

Benefícios de usar chatbot para RH

Aumente a produtividade dos seus colaboradores

Conforme mencionamos anteriormente, automatizar o RH pode te ajudar a conversar com a sua equipe. Afinal, é possível otimizar processos burocráticos, como agendamento de férias, atualizações de cadastros e até efetuar disparos de comunicados em massa.

Assim, seu time de RH poderá ter mais foco em ações mais estratégicas. Sabe o antigo departamento pessoal? Dê adeus a ele e implemente um RH ágil, focado em resultados unindo qualidade e velocidade em todos os seus processos.

Agilize a rotina

Automatizar o RH o torna mais eficiente e permite que os funcionários tenham mais facilidade para encontrar informações e tirar dúvidas.  E, para se comunicar por todos estes canais em tempo real e integral, é imprescindível contar com chatbots.

Reduza custos com recrutamento

O processo de recrutamento é um dos que mais demandam tempo do profissional de RH. Por isso, com uma plataforma de atendimento, é possível automatizar essa etapa.

Por exemplo, aplicar testes através do WhatsApp para avaliar se a vaga é compatível com o candidato. Ou então dar o feedback, entre outras diversas possibilidades. E para tornar a comunicação mais ágil, um chatbot para RH cai super bem!

Leia também:

Descubra como a Dina, o chatbot com inteligência artificial da Coca Cola Andina, melhorou a interação da empresa com seus colaboradores. A conexão se tornou mais humana e aproximou quem está mais longe.

Como criar um chatbot?

Um chatbot atua de duas formas: com conversas pré-programadas (e mensagens automáticas bem definidas) ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial. Dessa forma, quando configurado com conversas pré-programadas, as mensagens seguem fluxos previamente elaborados.

No entanto, quando possuem uma Inteligência Artificial, o bot vai se aperfeiçoando a partir dos atendimentos anteriores. Tanto por um, como por outro, o chatbot consegue orientar o cliente de maneira precisa através de conversas fluidas, assertivas e rápidas. Você pode configurar um chatbot para a sua empresa, de acordo com aquilo que precisa. Para isso, conte com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!

Oferecemos o Mktzap para que você consiga estar disponível em diversos canais de comunicação com seus colaboradores, clientes e futuros funcionários. Além disso, também oferecemos chatbots integrados para automatizar ainda mais suas comunicações. Agende já um bate-papo com a gente!

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo