Automação de Marketing: entenda o que é e como se aplica

Automação de Marketing: entenda o que é e como se aplica

Com o avanço da internet e das redes sociais as empresas e mercado da publicidade foi totalmente transformado, gerando o que foi conhecido como marketing 4.0 ou marketing digital, responsável por ferramentas novas e procedimentos otimizados, como a automação de marketing.

Nesse contexto, para que as empresas consigam manter um fluxo constante e relacionem-se diariamente com o seu público, foram criadas uma série de ações, como o gerenciamento de leads, softwares de gestão, entre outras ferramentas que permitiram um melhor controle dos processos e mais proximidade com o público, ambos essenciais para o sucesso de um empreendimento.

Essas ferramentas são as automações de marketing e que no presente artigo abordaremos com mais detalhes sobre como elas podem ser usadas, além da importância para construir uma marca mais eficiente e segura.

O que é a automação de marketing?

Os conhecimentos que compreendem a automação de marketing garantem que a empresa automatize processos repetitivos, favorecendo que os canais online da empresa funcionem de forma contínua, por exemplo.

Para que isso aconteça são usadas uma série de ferramentas como softwares e programas de gerenciamento de emails, possibilitando a fabricação de relatórios com os mais diversos dados de modo a tornar as campanhas mais assertivas.

Por meio desse acompanhamento, as estratégias de divulgação e criação de relacionamento com o público são altamente transformadas.

Automatizar o marketing, ou seja, investir nesses processos, garante que o aumento de vendas aconteça. 

Afinal, a partir de dados específicos e automações os leads (potenciais clientes) são alimentados de forma mais eficiente, ao entender sua necessidade e atraindo-o para a parte final do funil de vendas.

Assim, as ferramentas de gestão e de relacionamento com o cliente disponíveis, como o CRM, tornam possível fazer a integração do marketing com a gestão das vendas, criando a estratégia certa para o perfil ideal de consumidor e otimizando a comunicação entre essas áreas.

Benefícios da automação de marketing

A automação de marketing gera inúmeros benefícios para as marcas e empresas que o utilizam.

Por isso, abaixo falaremos com mais detalhes sobre os benefícios dessa automação.

Otimização de processos 

Ao automatizar processos de marketing, consequentemente, o que se apresenta na rotina são as possibilidades de otimização. 

Otimizar significa realizar as atividades de forma mais rápida e eficiente, de modo que a eficácia das ações sejam sentidas e possibilitem a redução de etapas entre o contato e a venda, por exemplo.

Otimizar processos também permite que o planejamento estratégico seja feito com mais cuidado e com mais efetividade, despendendo até mais tempo caso seja necessário.

Ações padronizadas

Quando as ações de marketing são automatizadas, construir padrão de qualidade e atendimento se tornam mais fáceis. 

Assim, as interações são feitas de forma mais eficiente, melhorando a comunicação e tornando-a mais segura e alinhada entre equipes e clientes.

Escalabilidade

Com o aumento das vendas e um planejamento estratégico mais eficiente, é possível criar uma estratégia de escalabilidade, trazendo novos clientes e expandindo a marca também por meio da automação de marketing.

Além desses fatores, existem outros benefícios como:

  • Aumenta o reconhecimento no mercado;
  • Diminui o custo por aquisição de clientes;
  • Fideliza mais facilmente a carteira;
  • Aproxima a marca do público.

O que pode ser automatizado no marketing?

Quase todas as ações do marketing podem ser automatizadas, conforme as demandas da agência e empresa, bem como seus objetivos e necessidades.

Gestão de redes sociais

Nos dias atuais as redes sociais são fundamentais para o marketing e relacionamento da marca com seus potenciais clientes, principalmente porque quase todas as pessoas possuem um perfil e visam esse relacionamento mais próximo com as empresas.

Isso se dá pelas novas relações de mercado, em que mais que produtos, é preciso demonstrar quais dores eles solucionam e quais causas defendem, trazendo ainda mais engajamento com o público.

Assim, por meio de um planejamento extenso de publicações, é possível construir as postagens e automatizar para que sejam publicadas de forma programada. Esse método é o conhecido agendamento de postagem.

Além do agendamento, também é possível investir em estratégias como os chatbots e ações de interatividade, facilitando os primeiros contatos e direcionando o público de melhor forma na solução de dúvidas, por exemplo.

E-mail marketing

O envio de e-mail marketing é uma das grandes estratégias do marketing digital. Com ferramentas e sistemas certos, é possível enviar sequência de e-mails de acordo com o perfil e necessidades do lead, informando-o e aproximando-o da marca.

Os sistemas podem ajudar a pontuar os leads, isto é, os clientes que interagem com as publicações e quais métodos apresentam mais resultado de abertura, para que os contatos sejam enviados para o perfil certo.

Gerenciamento de leads

Gerenciar os leads de forma manual é bastante complexo, pois cruzar dados demanda tempo e atenção.

Entretanto, existem uma série de sistemas que permitem que os dados das páginas de captura e conversas via mensageiros como o Whatsapp sejam feitos de maneira rápida e automática, com a utilização de filtros e ferramentas de busca que permitem classificar e gerir os clientes de forma mais efetiva.

Dessa forma, a automação de marketing transforma todo o setor de marketing, principalmente para a captação de novos clientes, mas também atua em todo o gerenciamento estratégico da empresa, impactando no atendimento e vendas.

Isso acontece porque as informações são dadas de maneira mais simples e rápida, podendo criar estratégias mais assertivas e facilitando o controle e estatísticas das interações.

Assim, para uma divulgação, criação de relacionamento mais eficiente e com muito mais qualidade é de grande necessidade o investimento na automação de marketing.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo