Como aumentar as vendas do seu e-commerce? Confira 5 dicas simples

Como aumentar as vendas do seu e-commerce? Confira 5 dicas simples

Muito se fala sobre a crescente demanda pelas compras por e-commerce, mas sua empresa está com dúvidas sobre como aumentar as vendas? Conheça estratégias que podem te ajudar. 

Desde o início do isolamento social, os números de compras realizadas em e-commerce aumentaram significativamente. Porém, mesmo com a demanda maior, muitas empresas ainda sentem dificuldades em como aumentar as vendas. 

Segundo dados da ABComm de maio deste ano, estima-se que 80 mil novas lojas online tenham sido lançadas. Enquanto isso, o número de clientes com ao menos uma compra pela internet aumentou em quase 1 milhão. 

Se a sua empresa está nesse meio, não se preocupe! Vamos te mostrar, neste artigo, o quanto o aumento de demanda pode ser uma grande oportunidade para o crescimento de seu negócio com 5 dicas sobre como aumentar as vendas do seu e-commerce. 

Conheça todas a seguir!  

5 dicas simples de como aumentar as vendas do seu e-commerce 

1. Não se esqueça dos dispositivos móveis 

O aumento no uso de dispositivos móveis tem sido uma constante no Brasil e no mundo. 

Segundo um estudo realizado pela SimilarWeb, de 2017 a 2019, o tráfego mobile aumentou 30,6%, enquanto o tráfego de desktops caiu 3,3%.

Fonte: SimilarWeb, 2020. 

A projeção do estudo já era de que o mobile continuaria crescendo na distribuição de tráfego em 2020, mesmo antes do cenário de isolamento. 

Além disso, segundo outro estudo, em 2019 o Brasil já era o 5º país no ranking de uso diário de celulares no mundo. 

O que queremos te mostrar com esses dados é que o mobile representa uma parte significativa da navegação dos usuários. 

Por isso, seu e-commerce precisa estar preparado para proporcionar uma boa experiência aos usuários que optarem pela navegação mobile.

Alguns itens para ficar de olho em sua loja: 

  • Utilize plataformas responsivas (isso é, que se adaptem a diferentes tamanhos de tela). 
  • Preze pelo tempo de carregamento das páginas – evite fotos ou vídeos que sejam muito pesados e comprometam a velocidade. Pense que os usuários que acessam pelo celular podem estar utilizando 4G. 
  • Atente-se para o tamanho dos itens no mobile – é preciso que todos os botões, links e demais componentes sejam facilmente clicáveis pelo celular. 

2. Invista em ações para recuperação de carrinhos 

Sabemos que nem todos os usuários finalizam suas compras no site. Alguns escolhem os itens, mas, no momento do pagamento acabam abandonando o carrinho cheio. 

Essa quantia de carrinhos abandonados pode representar uma parcela significativa dos leads convertidos, além de ser um dado valioso sobre seu possível cliente. 

Você já sabe o que ele precisa, e seu carrinho está ali prontinho para ser comprado. O que falta é o incentivo!  

Por isso, nossa segunda dica sobre como aumentar as vendas em seu
e-commerce é a criação de um fluxo de recuperação de carrinhos abandonados. 

Isso pode ser feito por e-mail, por exemplo, com plataformas que integram as ações de navegação do e-commerce com o envio automático de e-mails para o usuário.

Ah! Outra dica importante: para que essas ações de recuperação de carrinho sejam realizadas com maior assertividade, é preciso ter dados sobre o usuário logado. Por isso, sempre que possível incentive a navegação logada, ok? (Isso é, a navegação feita com o e-mail do usuário).  

tendencia pos covid

3. Explore as redes sociais 

Utilizar as redes sociais como estratégia de venda do e-commerce não é nenhuma novidade, mas, sua empresa está utilizando tudo o que as plataformas oferecem? 

Uma ótima dica é explorar o marketplace das redes sociais para divulgar seus produtos. 

O próprio Instagram possui essa funcionalidade que permite aos perfis postarem seus produtos, direcionando para o link de compra do
e-commerce. 

Caso seja muito trabalhoso cadastrar os produtos de uma vez, faça gradualmente! Comece pelos mais buscados e os que mais têm apelo visual para explorar as imagens no Instagram ou no Facebook.

4. Analise o comportamento de seus usuários 

Nada melhor para aumentar as vendas do que entender como seus clientes atuais estão se comportando em seu e-commerce. 

Por isso, nossa 4ª dica é que a partir de agora sua loja não faça nenhuma ação sem analisar os dados antes. 

E, caso ainda não possua ferramentas de análise, a hora de implementar é essa! O Google Analytics é um ótimo exemplo de ferramenta gratuita e que pode trazer insights poderosíssimos sobre os interesses de seus usuários. 

Além de ser útil para entender o comportamento de seus usuários entre as páginas do e-commerce, é importante também para analisar os canais que mais tem trazido visitantes ao seu site. 

Dessa forma, seu e-commerce investe no que já está trazendo mais resultado.

Inclusive, sobre comportamento dos usuários temos uma indicação de conteúdo para você:  O novo consumidor brasileiro e a adoção de novas tecnologias.

5. Invista em um bom atendimento 

Ao vender por e-commerce, sua loja não pode contar com uma equipe de vendedores atentos que auxiliam os clientes presencialmente, incentivando-os à compra. 

Por isso, ao desenvolver uma loja online, é preciso pensar em como oferecer uma boa experiência de atendimento, sem o olho no olho possível na loja física. 

Sendo assim, uma dica importantíssima sobre como aumentar as vendas é investir em um bom atendimento ao cliente em seu e-commerce. 

Pense no cliente que está comprando às 23h00 e ficou com dúvida sobre um aspecto do produto:

  • Como ele poderá encontrar informações a respeito? 
  • Existe um atendimento automático que pode ajudá-lo com dúvidas sobre o produto, ou ele terá que esperar até o início do expediente do próximo dia para ser atendido? 

Faça essa análise em sua loja e avalie, do ponto de vista do usuário, o quão fácil/eficaz é o atendimento prestado por sua loja. 

Uma ótima sugestão é investir em ferramentas com tecnologia de chatbot, que ficam disponíveis 24/7 para os clientes de sua loja. Afinal, sabemos que durante a quarentena não existe horário para navegar. 

Agora que já conferiu nossas 5 dicas sobre como aumentar as vendas em seu e-commerce, temos uma dica extra para que comece a otimizar seu atendimento quanto antes! 

Confira nosso artigo Chatbot para e-commerce: entenda por que usá-los, e depois conte para nós o que achou! 

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