MARKETING MULTICANAL: O QUE QUERO, QUANDO QUERO, ONDE QUERO

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MARKETING MULTICANAL: O QUE QUERO, QUANDO QUERO, ONDE QUERO

Estamos numa era em que vivemos praticamente online. O que nos leva a uma reflexão: quando foi a última vez que assistiu a um programa de TV, em casa, na hora da transmissão (não gravado, não na reprise, não no youtube)? Qual foi a última vez que atendeu o seu telefone em casa depois das 19h? Recorda-se da última vez que você recebeu uma boa peça de marketing direto em casa, pelo correio?

ecommerce4_1-349x171O Marketing Multicanal está se tornando uma grande necessidade, tamanho é o crescimento do número de canais disponíveis para comunicar.

Agora pense na frequência com que você consulta o e-mail. Quão perdido você se sente sem o celular ao lado? Quantas horas passa no Facebook, Instagram ou no Twitter?

No passado, a televisão e o marketing direto eram considerados canais de marketing outbound privilegiados, enquanto que, em sentido inverso, o marketing inbound gravitava à volta dos call centers e das lojas. A Internet mudou tudo isso. Mudou hábitos. Mudou comportamentos. É difícil conjugar verbos como comer, trabalhar, ler, pagar, recrutar e socializar sem ela. Mudou para sempre a forma como se compram e vendem produtos e serviços.

Nós, consumidores, temos mais opções e expectativas mais elevadas; agora queremos tudo o que preferimos, no tempo em que o preferimos e as marcas têm que acompanhar essa evolução. Estamos mais usuários das tecnologias, de canais como o e-mail, mobile e redes sociais praticamente em simultâneo.

Sabemos que os marketeers estão recolhendo os nossos dados para saberem quando estamos online, onde clicamos, o que compramos online, o que não compramos e muito mais. E esperamos secretamente que isso os ajude a disponibilizar tudo o que precisamos. Não, não queremos mais telefonemas chatos dos call centers!

Mas hoje não basta enviar a mensagem certa às pessoas certas no “timing” mais adequado. É preciso lhes fazer chegar essa informação através dos canais mais adequados. E com o crescimento exponencial de novas tecnologias e aplicações, esperamos encontrar informação relevante não só no nosso e-mail mas também no nosso celular e na nossa rede social favorita, ou em qualquer outro canal que decidamos utilizar.

Os marketeers têm agora que prever o maior número de interações possíveis e já não são eles, os profissionais, que ditam as regras do jogo. A utilização e a integração dos novos canais de marketing é efetuada online e ditada pelas nossas preferências e comportamentos individuais enquanto consumidores.

Imagine o seguinte:

Sou de São Paulo, mas estou de férias no Rio de Janeiro. Um dia recebo uma newsletter falando do jogo da seleção no Maracanã. Uns minutos depois, o Ronaldo telefona me convidando para o jogo.

Como isso aconteceu?

Simples: a campanha foi preparada para enviar um torpedo de voz apenas a quem abriu a newsletter quando estava no Rio de Janeiro.

Como vê, quem dita as regras do jogo agora é você!

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