Como a Inteligência Artificial aprimora relacionamento com clientes?

A IA ajuda a entender seu público, otimizar atendimento e avançar em sua estratégia de negócio.

Autoria: Comunicação New Way

Como a Inteligência Artificial aprimora relacionamento com clientes?

Recentemente, 2 estudos vieram reforçar uma nova realidade de investimento em tecnologia por parte das empresas, e seu despertar para as possibilidades de aplicação do uso de Inteligência Artificial em relacionamento com clientes:

O estudo da Infosys, feito com empresas e tomadores de decisão em TI, revelou que 60% delas estão reforçando sua estrutura de tecnologia, e que praticamente metade busca parceiros para apoiarem nessa estratégia.

A partir desses dados, é possível construir uma relação com um segundo estudo, o da Tata Consultancy, que revelou que 30% das empresas acredita que, até 2020, o uso de inteligência artificial terá maior impacto em marketing, vendas ou atendimento ao cliente.

Investir em tecnologia de forma estratégica é necessidade urgente para quem busca ser competitivo e relevante no mercado. Além disso, o uso de Inteligência Artificial, definitivamente, deixou de ser uma ideia distante de futuro.

Hoje, empresas que já adotaram IA em seus canais de atuação e relacionamento estão alguns passos adiante da concorrência. Mas, na prática, como a Inteligência Artificial pode melhorar relacionamentos e oportunizar novos negócios?

Por dentro da IA

A Inteligência Artificial possui algumas ramificações. Cada uma delas pode colaborar de alguma forma em se tratando de relacionamento com o cliente. De forma simplificada, destacamos as seguintes:

  • Machine Learning é um dos campos de IA responsável por evoluir o reconhecimento de padrões e replicá-los;
  • A Linguagem natural, que trata do reconhecimento da fala humana, e tem como desafio envolvido extrair o sentido dessa linguagem;
  • Deep Learning, que implementa camadas de análise dos dados coletados, e oferece diagnóstico sobre eles.

Transformando o uso de Inteligência Artificial em Resultados

Com a integração dessas ramificações, voltadas a relacionamento, a Inteligência Artificial pode:

  • Estimular ideias de negócio – aprendendo com a coleta de dados sobre as necessidades dos clientes, é possível ter novas ideias e implementá-las no produto ou serviço que a sua empresa tem a oferecer;
  • Prever comportamentos – ao interpretar as interações realizadas, dentro de cada contexto e intenção, identificando sentimentos e personalidades, é possível prever os passos dos clientes, o que estão propensos a adquirir, dentre outras informações valiosas;
  • Recomendar produtos e serviços – ao reconhecer padrões de comportamento, saber em quais canais seus clientes estão presentes, com qual frequência, em quais momentos se encontram na jornada de compra, você poderá trabalhar uma personalização proativa, surpreendendo com a melhor oferta, no timing certo. Por consequência, isso irá gerar aumento de receita;
  • Automatizar etapas de atendimento – O uso de IA em chatbots (os robôs de atendimento), criando interfaces humanizadas, pode automatizar etapas completas de interação com um cliente, trazendo redução de custos de operação, agilidade, assertividade e consequente satisfação do seu público de interesse.

Aprendizagem constante para Inteligência Artificial

Ao investir em um serviço de Inteligência Artificial para relacionamento, é importante entender que quanto mais tempo a solução for treinada para aprender comportamentos, mais chances ela tem de ser colocada em uso de forma assertiva.

Não se pode ignorar essa necessidade constante de aprendizagem da IA, para não causar interrupção em sua evolução.

Evolução dos resultados

Também é preciso estar consciente de que sua melhor performance será alcançada com o passar do tempo. A pressa por resultados imediatos pode comprometer todo um projeto de Inteligência Artificial.

E a sua empresa, já pensou sobre implantar soluções de atendimento utilizando Inteligência Artificial?

Que tal trocar uma ideia conosco sobre as suas necessidades em relacionamento com o cliente?

Estamos prontos para te atender.

30/05/2017